Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Saae conclui manutenção preventiva na zona leste

14 de julho de 2020 14:23

Por: Carlos Lara - carloslara@saaesorocaba.sp.gov.br


De acordo com a previsão inicialmente anunciada, os funcionários do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba concluíram às 12h desta terça-feira (14) a manutenção preventiva programada para o cruzamento das ruas Chile e Bolívia, na zona leste da cidade.

A intervenção da autarquia, que teve início às 8h, estava prevista para ocorrer numa rede de distribuição de água tratada de 350 milímetros de diâmetro, mas durante a escavação para se chegar à tubulação foi constatado que outra rede que cruzava a primeira, de 200 milímetros de diâmetro, também precisaria de reparo.

O trabalho desenvolvido exigiu a abertura de uma vala de 4 x 3 metros e 1,50 metro de profundidade, por uma retroescavadeira, com a devida observância das medidas técnicas de segurança para a proteção dos envolvidos.

A manutenção preventiva nas duas redes de ferro consistiu na substituição de luvas e braçadeiras e trechos das tubulações que se encontravam com sinais de deterioração e precisavam ser respostas por outras novas, pois foi constatado o risco de rompimento em vistorias técnicas realizadas anteriormente.

Durante a intervenção da autarquia foi necessário interromper o abastecimento dos bairros abastecidos pela linha de 350 milímetros (jardins Prestes de Barros, Santa Tereza, Gutierres, Rosália Alcoléa, Moncayo, Gonçalves, Ipê, das Estrelas e do Sol; Caputera e Gramados de Sorocaba; vilas São Domingos e Santa Tereza e Rancho Dirce) e pela rede de distribuição de 200 milímetros de diâmetro (Parada do Alto e Barcelona).

Assim que a manutenção preventiva foi concluída (às 10h30 na rede de 350 mm e às 12h na tubulação de 200 mm), ambas foram imediatamente colocadas em carga novamente e o abastecimento, desde então, vem sendo retomado gradativamente, com previsão de recuperação plena da distribuição de água até o final desta tarde.


Saiba mais