Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Saae conclui remoção de algas que cobriam a bacia de contenção no Jardim Abaeté

24 de março de 2021 14:22

Por: Eduardo Santinon (esantinon@sorocaba.sp.gov.br)


 

A Prefeitura de Sorocaba, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), concluiu a remoção das algas que cobriam a bacia de contenção localizada no Jardim Abaeté, junto ao Parque das Águas. O serviço foi praticamente finalizado nesta quarta-feira (24) e o total de material recolhido somou 2.712 m³, equivalente a 226 caminhões do tipo basculante.

O serviço vinha sendo realizado diariamente, por uma equipe que permanecia no local durante todo o dia. Desde o dia 23 de fevereiro, a equipe do Saae utiliza uma retroescavadeira adaptada, com uma estrutura gradeada em metal na pá, para remover as algas com mais agilidades. O uso de barreiras de contenção, montadas com bambu preso em uma corda junto à superfície do lago, ajudou também a acelerar o trabalho e conter a infestação de algas.

Funcionários do Saae ainda atuam no local, mas fazendo a roçagem das encostas no entorno da lagoa, além da retirada de restos de algas e mato junto às margens. As bombas antienchente, usadas para fazer o recalque da água da bacia de contenção para o rio Sorocaba, seguiram operando normalmente e o gradeamento existente para reter as algas também funcionou devidamente durante a infestação, sendo limpo outra vez.

A bacia do Jd. Abaeté ocupa uma área de 24 mil metros quadrados e tem capacidade para 48 milhões de litros de água. A remoção das algas teve início em janeiro e, depois, foi retomada em fevereiro, devido ao crescimento rápido da vegetação aquática, em função das altas temperaturas em conjunto com a umidade.

 


Saiba mais