Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Saae conclui substituição do registro de descarga em rede de distribuição

26 de agosto de 2020 16:21

Por: Carlos Lara - carloslara@saaesorocaba.sp.gov.br


A intervenção programada de substituição de um antigo registro de descarga por um novo equipamento foi concluída pelas equipes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba às 14h desta quarta-feira (26), em uma rede de distribuição localizada na avenida Ipanema, altura do número 3.400.

A ação, que teve início às 8h, tinha previsão de término até as 12h, porém, uma intercorrência durante as manobras dificultou o cumprimento do prazo estipulado. O imprevisto ocorreu numa válvula que teria como função interromper o fluxo de água com pressão na rede de 300 milímetros de diâmetro, para que houvesse condições de trabalho, mas o dispositivo apresentou problemas para ser fechado. Mesmo com as dificuldades, a operação foi concluída com sucesso.

A substituição do registro da descarga antigo por um novo foi necessária neste momento como preparação para uma intervenção programada para o próximo mês de setembro, quando a autarquia precisará realizar um desvio nessa tubulação, devido às obras de uma empreiteira que vem trabalhando no local, e os dispositivos que fazem parte desta tubulação precisam estar renovados e em pleno funcionamento quando o remanejamento for executado.

Durante a intervenção programada, o abastecimento dos bairros atendidos pelo Centro de Distribuição instalado no Jardim Planalto – jardins Planalto, Ipanema, Novo Horizonte, Nova Ipanema, Betânia, Rodrigo, Luciana Maria, Sol Nascente, Monterrei, Califórnia, Marli, Itapoã e Nápoli e nos bairros Nova Sorocaba, Recreio Marajoara, Jacutinga e vila Helena – precisou ser interrompido, mas assim que a ação foi concluída a distribuição de água começou a ser retomada.

As descargas existentes no sistema de distribuição de água da cidade, como a que teve o registro substituído nesta quarta-feira, são utilizadas para descartar água com alterações em seu aspecto, após uma manutenção em que acaba entrando terra na tubulação; para esgotar a água que esteja dentro de uma rede e desta forma possibilitar a sua manutenção em casos de vazamentos; e para expelir ar que esteja obstruindo a passagem de água.


Saiba mais