Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Saae promoveu mais uma edição do ‘Caminho das Águas’

9 de março de 2020 17:11

Por: Carlos Lara - carloslara@saaesorocaba.sp.gov.br


Roteiro teve início na ETA Cerrado

Em mais uma iniciativa que teve como objetivo proporcionar conhecimento e conscientização sobre o ciclo da água em Sorocaba, a equipe de Educação Ambiental do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) promoveu uma nova edição do seu programa “Caminho das Águas”, que reuniu servidores da autarquia e seus familiares no último sábado (07), numa excursão que percorreu os principais pontos integrantes do processo de captação, adução, tratamento e distribuição de água na cidade.

O grupo composto por 23 pessoas começou e encerrou o roteiro na Estação de Tratamento de Água “Dr. Armando Pannunzio”, a ETA Cerrado, na avenida General Carneiro, recebendo ao longo do trajeto – realizado num micro-ônibus – diversas informações relacionadas ao ciclo da água na cidade.

A primeira parada programada ocorreu em Itupararanga, alguns metros depois da barragem da represa, de propriedade da Votorantim Energia. No local, os participantes ficaram sabendo, entre outras informações, que além de gerar energia hidrelétrica, a empresa responsável precisa garantir a Sorocaba o volume de água estipulado por meio de uma autorização concedida ao Saae, permitindo a captação da água bruta que posteriormente vai ser tratada e distribuída à população.

De volta ao micro-ônibus, a etapa seguinte do programa ocorreu na represa do Clemente, localizada 1,5 quilômetro abaixo de Itupararanga, na serra de São Francisco, onde acontece a captação da água pelas quatro adutoras da autarquia, que se estendem por 14 quilômetros, até chegar na ETA Cerrado para o tratamento.

Prosseguindo com o roteiro estabelecido, os participantes começaram a viagem de volta a Sorocaba, para o encerramento da programação, com parada para fotos em dois pontos de visões panorâmicas: a barragem de Itupararanga e da cidade de Sorocaba, que pode ser avistada em quase a sua totalidade.

No retorno a Sorocaba, a parada final aconteceu na maior unidade produtora e distribuidora de água tratada da cidade, a Estação de Tratamento de Água “Dr. Armando Pannunzio”, responsável pelo tratamento e distribuição de aproximadamente 2.300 litros de água por segundo.

Neste local, encerrando a programação, o grupo recebeu informações sobre o processo de tratamento em suas diversas etapas, incluindo a adição de produtos químicos na chegada da água bruta, passando depois pela floculação, decantação, filtração e pós-cloração, bem como ficou sabendo sobre o rigoroso processo de controle de qualidade mantido de forma rotineira, 24 horas por dia, com análises constantes em laboratório próprio, visando manter e ampliar a qualidade da água produzida e distribuída.

Participaram de mais uma edição do “Caminho das Águas” os servidores Vinícius Matheus Aparecido Poppst Rainieri, Juliana de Souza Felício Hernandes, Karen Vanessa de Medeiros Cruz Chiozzi, Stelamaris Bianchi Ribeiro, Clélia de Barros e Antônio Vicente Gambacorta de Almeida, que tiveram o monitoramento da equipe de Educação Ambiental da autarquia formada por Jefferson Luís de Oliveira, Gláucia Cristini Franco, Luiz Augusto de Assumpção, Daniela Vanessa Vendramini da Silva e Renata Tavares Grande Cardoso.


Saiba mais