Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Saae recebeu quase 16 mil solicitações via WhatsApp

16 de janeiro de 2020 20:54

Por: Carlos Lara - carloslara@saaesorocaba.sp.gov.br


Desde que colocou à disposição dos munícipes dois números de telefonia móvel para contatos por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp, em janeiro de 2019, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba já recebeu um total de 15.984 mensagens com solicitações emergenciais, o que representa uma média de 44 contatos diários da população, considerando o período de um ano.

São dois os whatsapps colocados para situações emergenciais pela autarquia. No caso do número (15) 9 8158 0442 (WhatsApp/Religação) o servidor do Saae/Sorocaba destacado para o atendimento recebe as solicitações somente para a religação do fornecimento de água, depois de ter ocorrido o corte do fornecimento, seja por inadimplência ou penalidade por regras infringidas no regulamento da autarquia.

No caso de pedido de religação, o munícipe interessado – após efetuar o pagamento das contas acumuladas – envia o comprovante e imediatamente uma ordem de serviço é expedida para que o serviço para o restabelecimento do fornecimento de água seja executado, num prazo de 24 horas.

As mensagens de solicitação para a religação do fornecimento de água que foi interrompido somaram, de janeiro a dezembro do ano passado, um total de 13.450 contatos, o que representa uma média mensal de 1.120 atendimentos e diária de 37 pedidos.

Por sua vez, no número (15) 9 9850 3936 (WathsApp Emergencial/Saae), o funcionário da autarquia designado para receber os chamados dos munícipes vai encaminhar solicitações emergenciais diversas, tais como vazamentos de água e esgoto, falta de água, bocas-de-lobo entupidas e precisando de desobstrução e substituição de registro do cavalete de hidrômetro que apresentou defeito ou quebrou.

Esse whats emergencial da autarquia começou a funcionar em agosto do ano passado e até o momento foram 2.534 solicitações recebidas e encaminhadas para a execução dos serviços, que apontam uma média de 14 pedidos diários.

“Nos casos de interrupção do abastecimento de água, devido a uma manutenção emergencial de vazamento, por exemplo, nossos telefones de contato com a população naturalmente apresentam congestionamento, dificultando a comunicação dos munícipes, situação que conseguimos contornar via recebimento de mensagens pelo WhatsApp, que passamos a disponibilizar, e que vem facilitando esse trâmite”, explica Rodolfo Barboza, diretor-geral interino da autarquia.

Nas duas situações de emergência, os funcionários que fazem o atendimento aos cidadãos sorocabanos encaminham imediatamente as solicitações aos setores responsáveis pela execução dos serviços solicitados, que serão atendidas obedecendo à ordem de chegada da emergência.

Horários de funcionamento

No caso do WhatsApp Emergencial/Saae, o atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, enquanto que o WhatsApp/Religação fica à disposição também de segunda a sexta-feira, mas das 8h às 16h30.

Em ambos os casos, nas datas de feriados o atendimento é suspenso e as solicitações devem ser encaminhadas para os telefones 3224 5800 e 0800 770 11 95 (ligação gratuita).


Saiba mais