Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Saae retoma abastecimento no bairro Genebra após furto

7 de maio de 2020 9:38

Por: Carlos Lara - carloslara@saaesorocaba.sp.gov.br


Reservatório Genebra

Após concluir a reposição dos cabos de alimentação de energia elétrica, cortados e furtados na madrugada de ontem, bem como substituir os componentes danificados do painel de controle, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba retomou as operações do poço artesiano que abastece o bairro Genebra, localizado na região de Brigadeiro Tobias, zona leste da cidade.

O trabalho da autarquia foi concluído às 18h de ontem e em seguida a CPFL realizou a energização da unidade, quando então a bomba que faz o recalque da água foi acionada, permitindo que o reservatório do bairro fosse abastecido e iniciasse a distribuição.

Neste momento, o Saae/Sorocaba trabalha para equilibrar o sistema de distribuição de água no Genebra, visto que devido ao longo período de desabastecimento o consumo está sendo alto após a reativação do poço artesiano, fato que dificulta a manutenção de níveis ideais. Desta forma, caso seja necessário o reservatório do bairro será completado por meio de caminhões-tanque durante o dia.

O furto dos cabos elétricos e componentes do painel de controle da unidade de distribuição de água do bairro Genebra foi detectado às 3h30 da quarta-feira (06), quando os terminais de vídeo do sistema de telemetria da autarquia alertaram para a interrupção do funcionamento da bomba que faz o recalque da água do poço artesiano para o reservatório do bairro.

Na sequência, uma equipe de manutenção se deslocou até o local e constatou os danos sofridos e imediatamente o trabalho para a recuperação do sistema teve início. Devido à extensão dos prejuízos e a complexidade do trabalho, a intervenção se estendeu por todo o dia e foi concluída no início da noite.


Saiba mais