Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Saae testa os seus funcionários para a Covid-19

3 de setembro de 2020 15:37

Por: Carlos Lara - carloslara@saaesorocaba.sp.gov.br


Funcionários do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba começaram, nesta quinta-feira (03), a passar por testagem para a detecção de anticorpos da Covid-19. A ação é resultado da parceria da autarquia com a Secretaria Municipal da Saúde (Ses).

De acordo com a direção do Saae, são 810 funcionários que estão na ativa e portanto em condições de realizar o teste, visto que existem servidores temporariamente afastados devido à idade, comorbidades e teste positivo para o coronavírus.

A ação está sendo realizada no Centro Operacional do Saae/Sorocaba, localizado na avenida Camilo Júlio, e para tanto uma série de medidas foram colocadas em prática para garantir a segurança e a saúde de todos os envolvidos. Desta forma, a autarquia definiu uma programação de forma escalonada, por departamentos e setores, para que não ocorram aglomerações, enquanto que na formação de fila a distância recomendada está sendo observada e fiscalizada pelo pessoal de apoio.

Num primeiro momento, os funcionários passam por uma sala para o cadastramento dos seus dados, respondendo a um questionário que inclui informações pessoais e seu histórico de saúde, para a detecção de possíveis comorbidades.

Na sequência, já com o tubo de coleta com gel separador devidamente etiquetado com a sua identificação em mãos, os funcionários se dirigem a um outro ambiente do Centro Operacional da autarquia, onde é realizada a coleta de sangue necessária para o teste.

A princípio, esse trabalho deverá ser concluído até esta sexta-feira (04), mas caso não seja possível, será estendido para a próxima semana, até que os 810 servidores realizem o teste, sempre das 7h às 13h. Neste primeiro dia, aproximadamente 400 servidores realizaram o cadastramento e a coleta.

O teste que está sendo aplicado nos funcionários do Saae/Sorocaba é o IgG/IgM, cujos resultados deverão ficar prontos em dois dias. Nos casos em que for apresentado teste positivo (reagente), os respectivos funcionários obedecerão os protocolos estabelecidos pela Secretaria Municipal da Saúde e que vêm sendo colocados em prática pela autarquia.

O trabalho envolve vinte funcionários públicos, entre pessoal administrativo e de apoio, técnicos de enfermagem e de laboratório, enfermeiros e uma biomédica.


Saiba mais

Fotos

22 de setembro de 2020 17:22

21 de setembro de 2020 12:02