Secid cria Grupo de Apoio virtual para servidores da pasta

12 de maio de 2020 17:05

Por: Secom / Secid

Aconteceu nesta terça-feira (12) a primeira reunião virtual do Grupo de Apoio NEP-SUAS (Núcleo de Educação Permanente-Sistema Único de Assistência Social) que pretende servir como um espaço de escuta psicossocial para os profissionais da Secretaria da Cidadania (Secid) e parceiros que, diariamente, trabalham com as dificuldades e os problemas enfrentados pela população mais vulnerável.

No primeiro encontro, coordenado pela chefe da Divisão de Gestão do SUAS, Vivian Cancellara Picini, participaram, também, a psicóloga Vanessa Ponstinnicoff; a assistente social e a coordenadora da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Sorocaba, Cátia Rocha e Marina Gil, assistente social.

A criação do Grupo de Apoio se deu em função de uma avaliação do trabalho que vem sendo desenvolvido pelos servidores mediante a situação de pandemia do novo coronavírus e que, inevitavelmente, tem acarretado estresse físico e emocional na lida com as dificuldades observadas em vários setores a sociedade.

Daí o entendimento da chefe de Divisão de Proteção de Saúde Básica da Secid, Elisangela Souza, juntamente com Vivian, de que seus colaboradores precisavam dispor de um canal para conversas, troca de experiências e desabafos que levassem a um nível de desaceleração e consciência de que não estão sós. A inciativa é vista pelo secretário de Cidadania, Paulo Henrique Soranz, como extremamente positiva: “os profissionais que atuam na Secid têm se superado em dedicação e altruísmo e, muitas vezes, ficam angustiados por não poderem atender a todas as demandas. Além disso, eles estão na linha de frente do atendimento, o que acarreta, naturalmente, o temor pela possibilidade do contágio pelo coronavírus”, comentou.

De acordo com Vivian Picini, as primeiras três semanas de trabalho atenderão às coordenações e técnicos de referência dos equipamentos da Secid. Em seguida começa o atendimento às equipes, sempre com reuniões on-line. O trabalho de escuta do o outro é muito importante para gerar novos conhecimentos e espaço de reflexão, qualificando as equipes de modo a que se sintam amparadas e mais seguras em seu trabalho. Cada reunião terá sete coordenadores por dia. Posteriormente serão 15 pessoas das equipes da Secid por dia e, na etapa final, haverá as reuniões de fechamento com cada unidade.

“As equipes estão fragilizadas, mas querem dividir e estão abertas a novos aprendizados”, destacou Vivian. As reuniões acontecerão às terças, quartas e quintas no período da manhã e na segunda fase todos os dias, sempre virtualmente.

ONEP-SUAS teve início no ano passado com reuniões semanais, com o objetivo de proporcionar aos servidores capacitação e qualificação profissional. Com o advento da pandemia do novo coronavírus, causador da Covid-19, porém, as reuniões presenciais foram interrompidas. “A Secid está preocupada com Sorocaba como um todo. Atendemos pessoas em extrema pobreza, a população em situação de rua e profissionais que perderam seus empregos e precisam de assistência nesse momento. E isso afeta, de um modo ou de outro, ao servidor que está na lida diária com as dificuldades do ser humano. Daí termos que cuidar deles, também”, concluiu Soranz.

21 de setembro de 2020 12:02