Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Secid vai reconhecer mais organizações certificadas pelo Selo Social

10 de fevereiro de 2020 16:14

Por: Laura Mariano (Programa de Estágio) Supervisão: Tânia Franco


Arte de promoção da Certificação do Selo Social de Sorocaba, que acontece dia 5 de março, às 19h30 no Parque Tecnológico de Sorocaba.
A arte tem àrvores, prédios e casas desenhados, além do símbolo do Selo Social.

A Prefeitura de Sorocaba, em parceria com o Instituto Abaçaí, reconhece, no início do mês de março, o resultado de um período de dez meses de um trabalho onde promoveu capacitação e ações em prol da sociedade sorocabana. Em solenidade agendada para o dia 5 do mês que vem, a Secretaria da Cidadania (Secid) entrega o Selo Social as empresas e organizações que se destacaram no período de 2019/2020. A cerimônia esta acontecerá no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS).

Os projetos desenvolvidos nesta fase foram voltados às áreas dos setores público e privado, além do terceiro setor, relacionados, principalmente, com as organizações não governamentais. Estes projetos geraram 681 impactos sociais na cidade, conforme levantamento do próprio projeto do Selo Social.

A Prefeitura Municipal reconhece que esses diversos projetos realizam trabalhos de grande relevância pública, em sua maioria. Por isso, as ações desenvolvidas devem ter o reconhecimento por parte do setor público. O Selo Social tem como estratégia estimular boas iniciativas e reconhecer o trabalho de empresas, órgãos públicos e entidades sociais que promovem o desenvolvimento social do município. A Prefeitura entra como articuladora e participante ativa, pois apresenta e faz parte do conselho que avalia os projetos sociais que podem ser viabilizados.

Dentro de suas especificidades 159 projetos já saíram do papel no período 2019/2020. Atualmente, 47 empresas, entidades e organizações fazem parte do “Selo Social” em Sorocaba sob o cumprimento de oito metas de cunho social: inclusão social; acesso a uma boa educação; acesso à cultura; urbanização; saúde; política, economia e ajudar o meio ambiente. “Formou-se, uma corrente do bem, no qual todos se sentiram motivados e importantes por ajudarem a transformar histórias,” constata a presidente do Instituto Abacaí, Carina Giunco.

O processo é totalmente gratuito aos participantes por conta do investimento de empresas locais como, DANA Indústria; ESAMC – Escola Superior de Gestão e Negócios; FLEX; Kanjiko do Brasil Indústria Automotiva, Sorocaba Park Hotel e Unimed Sorocaba Cooperativa de Trabalho Médico – que ofertam, juntamente com o Instituto Abaçaí Brasil, o Programa Selo Social.


O programa, articulado nacionalmente pelo Instituto Abaçaí Brasil, atua na qualificação e mensuração de resultados da aplicabilidade de projetos sociais, por meio do monitoramento e reconhecimento dos respectivos impactos. É uma certificação concedida a empresas, entidades sociais e órgãos públicos que demostrem compromisso com o desenvolvimento local. O programa já foi implantado, com sucesso, em diversas cidades do país. Sua conquista tem impactado positivamente sobre a credibilidade e visibilidade das organizações, transformando-se em um importante referencial.

Empresas, entidades sociais e órgãos públicos, podem se inscrever gratuitamente para participar da certificação do Selo Social. Mais informações em: www.selosocial.com/sorocaba


Saiba mais

Fotos

22 de setembro de 2020 17:22

21 de setembro de 2020 12:02