Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Secretaria da Cidadania oferece programa que auxilia imigrantes no município

17 de fevereiro de 2021 12:41

Por: Rose Campos


A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Coordenadoria da Igualdade Racial da Secretaria da Cidadania (Secid), vem realizando um novo programa de acolhida a imigrantes estrangeiros residentes em Sorocaba.


O programa foi iniciado a partir de uma parceria com a Polícia Federal para a emissão de documentos e regularização da situação do estrangeiro no país. Muitas dessas pessoas não têm sequer o CPF e grande parte não legalizou sua entrada e permanência em solo brasileiro. O objetivo da Prefeitura de Sorocaba, portanto, é atuar como facilitadora na interação entre essas pessoas e as várias instâncias do Poder Público, auxiliando, desde na emissão de documentos, até na recolocação profissional e suporte às famílias.


“Em relação à nacionalidade, a maioria é de haitianos. Mas há pessoas vindas de outros países também”, afirma Viviane Taveira, coordenadora de Igualdade Racial da Secid.


Além da documentação, uma das principais demandas desses imigrantes é conseguir trabalho formal. “Como a maioria se encontra em situação irregular e também tem dificuldades para o sustento pessoal e da família, acaba fazendo geralmente bicos, a grande maioria fora de sua área de experiência, no trabalho informal, o que está longe de estar ideal”, completa a coordenadora.


Ao lado desses obstáculos, os imigrantes enfrentam ainda a barreira da língua e das diferenças culturais.


Neste momento, existem aproximadamente 640 famílias estrangeiras cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais. A Secid estima, no entanto, que haja mais famílias estrangeiras na cidade que poderiam ser atendidas.


Para obter apoio da Secretaria da Cidadania, os imigrantes devem agendar o atendimento pelo telefone: (15) 3212-6900.

Foto: Secid/Divulgação


Saiba mais