Secretaria de Desenvolvimento do Estado reconhece APLs existentes em Sorocaba

2 de junho de 2020 14:14

Por:

Quatro Arranjos Produtivos Locais existentes em Sorocaba, ligados aos setores Aeronáutico; Cervejeiro, Energias Renováveis e Metal Mecânico, foram reconhecidos como APLs pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado. A informação sobre esse reconhecimento foi transmitida nesta segunda-feira (01) para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo (Sedettur), da Prefeitura de Sorocaba, que coordenou junto à secretaria estadual o processo de três dos quatro APLs.

Na prática, o reconhecimento como Arranjos Produtivos Locais possibilita, por exemplo, o acesso a linhas de crédito específicas, à participação em projetos e trânsito a verbas do Ministério do Desenvolvimento Regional. “É, também, um reconhecimento do local como um ponto de alta concentração de empresas de determinado setor, o que acaba transformando a cidade numa referência quando o assunto é aquele”, frisa o secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Fernando Oliveira.

O processo de reconhecimento e recadastramento dos APLs foi iniciado no final do ano passado, quando a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico publicou um chamamento público. “A Sedettur acompanhou, auxiliou e trabalhou de forma integrada, colaborando com as APLs locais no sentido de contribuir para o sucesso nesse reconhecimento que, agora, é fato”, destaca a chefe de Divisão de Desenvolvimento Empresarial da Sedettur, Helenir Lima.

Ela lembra que há pelo menos três anos Sorocaba realiza atividades objetivando a formação de APLs e, para tanto, estabeleceu parcerias com entidades e instituições. Houve também o monitoramento das ações de incentivo dos governos estadual e federal para transformar os aglomerados em APLs, situação que credencia o município a receber recursos e oferecer maior ganho de produtividade às empresas.

Os Arranjos Produtivos Locais são, por definição, agrupamentos de empresas que objetivam melhorar o seu desempenho produtivo, o que acontece a partir práticas de cooperação, interação e treinamento. Isso acaba refletindo no desenvolvimento da economia regional e em ganhos em competitividade e escala entre os participantes. Os APLs podem possibilitar, por exemplo, o uso compartilhado de maquinário, a organização de treinamentos e capacitações conjuntas de mão de obra – com a respectiva divisão de custos.

Na Sedettur, a equipe da Divisão de Desenvolvimento Empresarial, está à disposição do empresariado, pelo e-mail apoioempresas@sorocaba.sp.gov.br ou dos telefones (15) 3316-1645 e (15) 3316-1651, para todos os esclarecimentos sobre o tema.

21 de setembro de 2020 12:02