Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Secretaria do Meio Ambiente incentiva população a fazer compostagem em casa

15 de julho de 2020 12:16

Por: Mariana Campos - macampos@sorocaba.sp.gov.br


Ter uma composteira em casa é uma alternativa para que as pessoas reduzam a quantidade de lixo que iria para o aterro sanitário e ainda tenham um composto nutritivo ótimo para utilizar em hortas, vasos e jardins sem nenhum custo. Para incentivar essa prática sustentável, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), divulgou nesta quarta-feira (15) um vídeo em suas redes sociais, no qual a educadora Cristiane Crispim ensina as pessoas a fazerem compostagem em casa.

Além do impacto positivo ao meio ambiente, ao reduzir o volume de resíduos orgânicos depositado nos aterros sanitários, a prática possibilita a fabricação de húmus para serem usados em casa. A composteira doméstica decompõe os alimentos por meio da ação de micro-organismos e, com a ajuda de minhocas, transformam os restos de frutas, legumes e verduras nesse rico adubo.

Para confeccionar a composteira, as pessoas podem utilizar, por exemplo, potes de sorvete, baldes ou caixas de feira de madeira, além do lixo orgânico de casa (verduras, cascas de frutas e de legumes e cascas de ovos), terra, folhas secas e minhocas. Não pode utilizar restos de comida (tempero, óleo e azeite) e frutas cítricas.

A equipe de Educação Ambiental da Sema também produziu uma edição do projeto “Sema vai à sua Casa” com o tema da compostagem para incentivar as famílias sorocabanas na prática da compostagem e do minhocário. O material gratuito e on-line pode ser acessado por pais e filhos no site: http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/sema-vai-a-sua-casa/.

Já o vídeo pode ser acessado no Facebook (https://www.facebook.com/SecretariadoMeioAmbienteSorocaba/) ou no Instagram (@sema.sorocaba) da Sema e também no Youtube da Prefeitura de Sorocaba: https://youtu.be/RClAn3El9ZM.


Saiba mais