Sefaz capta recursos junto aos governos estadual e federal

14 de agosto de 2020 18:38

Por: secom / sefaz

Sorocaba recebeu no último ano o total de R$ 23.044.900,00 em emendas parlamentares. Esse é o resultado de um trabalho da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz) junto ao Estado e ao Governo Federal a fim de captar recursos, através de emendas impositivas, mediante a apresentação de projetos passíveis do recebimento desses recursos.
De acordo com a chefe da Divisão de Operacionalização de Convênios, Mariana Magon, o município conseguiu a indicação de vinte e oito emendas parlamentares impositivas federais, totalizando o montante de R$ 15.650.000,00 e a indicação de trinta e quatro emendas parlamentares impositivas estaduais, num valor de R$ 7.394.900,00 que estão em processamento nas diversas etapas de elaboração.
Essas etapas envolvem indicar ou receber projetos e solicitações de compra, junto aos parlamentares. Após, as indicações são cadastradas junto ao governo do estado ou federal para análise e aprovação. Sendo aprovadas, os parlamentares recebem o valor e destinam ao Município para execução do projeto ou compra de próprios.
O trabalho da Sefaz tem início com o recebimento dos projetos de cada secretaria municipal, a quem cabe, dada sua característica, pensar, organizar e montar a ideia de modo a que se possa buscar sua viabilização. Os projetos podem ser sugeridos e enviados aos governos estadual e federal pela Sefaz a fim de se conseguir recursos para que as ideias saiam do papel para a execução e, assim, ofereçam mais serviços, espaços e programas à população.
Algumas das emendas já contemplam a construção de vestiários e cobertura de quadra em Centros Esportivos; a compra de viatura e munição para a Guarda Civil Municipal e equipamentos para o Clube do Idoso. Neste momento, outros projetos estão em fase de análise.
“Esses recursos são importantes para continuar prestando serviços essenciais para o município, gerando economia para o cofre público e benefícios para a população.” conclui Mariana.