“Sema vai à sua Casa” tem edição especial do Dia do Combate à Poluição

14 de agosto de 2020 15:26

Por: Mariana Campos - macampos@sorocaba.sp.gov.br

A edição do projeto “Sema vai à sua Casa” desta sexta-feira (14) traz como tema o Dia do Combate à Poluição (14 de agosto), que integra o calendário oficial das datas alusivas ao meio ambiente de Sorocaba, instituído pela Lei Municipal nº 8.812, de 15/07/2009. O material gratuito e on-line já pode ser acessado por pais e filhos no site da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema): http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/sema-vai-a-sua-casa/.

Realizado pela Secretaria do Meio Ambiente, o projeto “Sema vai à sua Casa” tem como intuito levar temas de meio ambiente que normalmente são oferecidos em atividades nos parques ecológicos (que estão fechados temporariamente), de uma forma on-line, para que os pais e filhos que estão em casa neste momento de isolamento social em razão da pandemia da Covid-19 possam aprender mais sobre meio ambiente, além de fortalecer os vínculos familiares.

Na atividade, pais e filhos vão aprender mais sobre os tipos de poluição, algumas dicas simples para ajudarmos o planeta, como separar o lixo orgânico e construir uma composteira doméstica; praticar os 3 Rs (reduzir, reaproveitar e reciclar); e descartar pilhas e baterias em locais apropriados.

A sede da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade, na Vila Hortência, é ponto de entrega voluntária de lixo eletrônico em Sorocaba. Os moradores podem fazer o descarte de pilhas e resíduos eletroeletrônicos de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O coletor metálico recebe pilhas, notebooks, impressoras, aparelhos celular, tablets, monitores, scanners, eletro portáteis em geral, fones de ouvidos, suprimentos de impressão, além de partes e peças de equipamentos eletroeletrônicos. Lâmpadas fluorescentes não estão incluídas para descarte nesse coletor.

O Dia do Combate à Poluição tem por objetivo alertar toda a população sobre o grave problema ambiental que enfrentamos causado pelos vários tipos de poluição e, com isso, buscar medidas para conter a poluição e a degradação do nosso planeta. A população pode encontrar as 24 atividades do projeto “Sema vai à sua Casa” no site: http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/sema-vai-a-sua-casa/.