Seminário sobre a dengue reúne cidades da região

14 de fevereiro de 2020 16:49

Por: Marcelo de Almeida Júnior - marcalmeida@sorocaba.sp.gov.br

Na manhã desta sexta-feira (14) a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), realizou um seminário para debater o enfrentamento da dengue. O evento ocorreu no Salão de Vidro do Paço Municipal e reuniu diversas cidades da região, além da presença da prefeita Jaqueline Coutinho e autoridades da cidade e do Estado. O Departamento Regional de Saúde (DRS 16), a Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) e o Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) estiveram presentes. Diretores dos hospitais da cidade e membros das comissões de Controle de Infecção, assim como a Ministério Público, representado pela promotora Cristina Palma, e a Câmara Municipal, através do médico e vereador, Hélio Brasileiro, também compareceram.

Representantes das cidades de Porto Feliz, Votorantim, Alumínio, Iperó e Itu, participaram do evento e trocaram experiências e informações sobre o desafio de combater o mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela. A prefeita de Sorocaba. Jaqueline Coutinho ressaltou a importância da realização deste evento para poder disseminar o assunto entre outras cidades. “Com esta interação, conseguimos agregar o que está sendo feito neste momento em nossa cidade. Sorocaba já previu a possível epidemia deste ano, se organizou e intensificou diversas ações para manter o controle da situação”, explicou.

O secretário da Saúde de Sorocaba, Ademir Watanabe, mencionou a união das secretarias municipais na atual gestão para combater a dengue. “Realizamos o ‘Dia D’ de combate à dengue, no dia 8 de fevereiro, que mobilizou 300 servidores em 20 pontos da cidade. Nossas equipes da Zoonoses trabalham de segunda a sábado e contratamos mais um caminhão para ampliar o serviço de remoção de criadouros do mosquito. E agora, com o apoio de todos esses parceiros, conseguimos realizar este seminário”, comemorou.

Durante a realização do seminário, a primeira palestra foi realizada pela representante do Grupo de Vigilância Epidemiológica, Rioko Alice Abe Hiromu, que apresentou a atualização do cenário epidemiológico de dengue no Estado de São Paulo e no Brasil. Na sequência, a Diretora da Sucen de Sorocaba (Superintendência de Controle de Endemias), Sueli Yasumaro Diaz, falando sobre gestão durante a epidemia da dengue, elogiou o município. “A cidade de Sorocaba tem, praticamente, a mesma quantidade da população de Ribeirão Preto, mas registrou apenas 190 casos. Ribeirão chegou a registrar mais de 1.600 casos. Apesar de anunciar a epidemia, Sorocaba está controlando a situação”, destacou.

Outro participante a contribuir com o seminário por meio de uma palestra foi o vereador e Presidente da Comissão de Saúde da Câmara, Hélio Brasileiro, que abordou sobre o papel do Legislativo no enfrentamento das epidemias. Ao final, a Prefeitura de Porto Feliz fez um relato sobre a experiência vivida em 2018 durante uma epidemia de dengue. O Hospital Dr. Miguel Soeiro (Unimed), através de representantes, trouxe sua experiência na organização de serviço hospitalar durante a epidemia de dengue de 2015 em Sorocaba.

21 de setembro de 2020 12:02