Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Sepultamento de suspeitos ou vítimas do novo coronavírus é normatizado

24 de março de 2020 18:26

Por: Letícia Campos


Para evitar o contágio do novo coronavírus e a propagação da COVID-19, a Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) publicou, nesta terça-feira (24), no Jornal Município de Sorocaba, uma instrução normativa com novos procedimentos para o sepultamento de pessoas que vierem a óbito por conta da doença, ou que seja classificado como suspeita de contágio pelo novo coronavírus. O objetivo da medida é minimizar a exposição de familiares e de funcionários dos cemitérios municipais.

Segundo a normativa, “todas as pessoas que vierem a óbito por conta do COVID-19, ou suspeita deste vírus, serão encaminhadas ao Cemitério Santo Antônio”. Esta medida não é válida para quem possui sepulturas nos cemitérios particulares, ou em outros municípios. De acordo com a Serpo, o horário do cemitério Santo Antônio será estendido para os casos de atendimento de morte pelo novo coronavírus.

Quando de um falecimento decorrente do coronavírus, não será permitida a entrada de familiares durante o sepultamento, como forma de se evitar contágio. Seguindo as orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, também não acontecerão velórios.

Importante ressaltar que os cemitérios municipais (Santo Antônio, Consolação, Saudade e Aparecidinha) estão com as visitações e exumações suspensas por prazo indeterminado, desde o dia 20 de março.

Para mais informações, entrar em contato com os cemitérios ou na Serpo, pelos telefones 3331-7030; 3331-7032; 3331-7031 e através do e-mail: serpo@sorocaba.sp.gov.br. O cemitério Santo Antônio fica na rua Luiz Gabriotti, nº 871, Wanel Ville  e atende pelo telefone (15) 3221-4448.


Saiba mais