Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Serpentário do Zoológico de Sorocaba será reaberto ao público nesta terça-feira (23)

22 de fevereiro de 2021 11:15

Por: Mariana Campos


Com o avanço da cidade à fase amarela do Plano São Paulo, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), reabrirá o serpentário do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” nesta terça-feira (dia 23). Esse espaço do zoo estava fechado aos visitantes desde o início da pandemia da Covid-19, em março de 2020.


“O serpentário é um dos atrativos do parque que mais chama a atenção do público. Em princípio, vamos reabrir o espaço de terça a sexta-feira”, fala o secretário da Sema, Antonio Prieto. O local abriga em torno de 100 animais, entre serpentes, lagartos, anfíbios e quelônios, como a famosa jararaca-ilhoa, a falsa-coral, o urutu-cruzeiro, o lagarto teiú e o sapinho-garimpeiro.


Inaugurado em 1968, o Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” é considerado um dos mais completos da América Latina e classificado no Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) na categoria A, que é a mais elevada existente. Além do lazer para o público, o parque vem desempenhando um importante trabalho de conservação, pesquisa, bem-estar animal e educação ambiental, que são as cinco funções de um zoológico moderno.


Dos seus 150 mil metros quadrados, 17 mil são ocupados por um lago e outros 36 mil por vegetação natural da Mata Atlântica. O espaço reúne cerca de mil animais, de aproximadamente 250 espécies. É um dos maiores da América Latina nesse quesito.


A Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade ressalta que todos os visitantes devem cumprir os protocolos sanitários, como uso de álcool em gel e distanciamento social, minimizando o risco de exposição ao coronavírus (Covid-19). Outra solicitação é que os visitantes levem sua própria água e evitem usar os bebedouros.


Revitalização do zoológico


A Prefeitura de Sorocaba está realizando, desde janeiro deste ano, a revitalização do “Quinzinho de Barros”, visando promover o bem-estar animal, a preservação do local e oferecer mais qualidade aos visitantes. Um dos espaços que já recebeu melhorias é o recinto dos hipopótamos Yara e Yuri, com a pintura do lago, das paredes e dos coxos dos animais.


O zoo também já recebeu a limpeza e remoção de resíduos vegetais que estavam acumulados em alguns locais e foi feita a troca de alguns materiais de comunicação visual do parque, como banners que estavam fixados no gramado em frente à ilha dos macacos. Outra ação é a pintura dos gradis e a revitalização do asfalto da viela localizada em frente ao recinto da onça e do elefante, que estava interditado há um ano.


As melhorias no zoo continuarão e incluem todo o cuidado com a parte interna e externa do parque, que é um espaço tão importante da cidade e referência em todo o país e internacionalmente. A ação envolve a criação e manutenção de recintos, um novo aceiro na área externa do parque e outras melhorias estruturais. Todo o trabalho é realizado por funcionários da Sema e da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo).


O Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” está localizado na Rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência, e funciona de terça a domingo, das 9h às 16h30. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3227-5454.


Saiba mais