Serpo retira 40 toneladas e entulho no Guaíba

20 de março de 2020 16:31

Por: Letícia Campos

Pensando na saúde pública, na zeladoria do município e no combate ao mosquito Aedes aegypti, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) retirou nesta sexta-feira (20) aproximadamente 40 toneladas de entulho e de outros materiais inservíveis de uma área pública na rua Rudnei Schonfelder, ao lado do território Jovem, no Jardim Guaíba.

Conforme os técnicos da Serpo, foram necessárias quatro viagens com caminhões basculantes para a retirada dos materiais. O serviço foi realizado pelos cooperados da Coopereso (Cooperativa de Egressos e Familiares de Egresso de Sorocaba e Região) e coordenado pelos profissionais da secretaria. Esta é uma parceria firmada entre a Prefeitura de Sorocaba e a Coopereso visando o combate ao mosquito vetor da dengue e outras arboviroses, além da inclusão social.

Nunca é demais ressaltar a importância da população em manter estes espaços públicos limpos, uma vez que, o local correto para o descarte de entulho é no Aterro de Inertes, que fica localizado na avenida General Motors, 200. Uma área licenciada que não há custos para aqueles que foram descartar até um metro cúbico de entulho. Acima dessa quantidade, o interessado deve contratar em serviço de caçambeiro que deve ser credenciado junto à Prefeitura de Sorocaba.

O descarte irregular de entulho em áreas públicos gera multa aplicada pela Fiscalização da Secretaria de Segurança Urbana (Sesu). O infrator pode ser multado em até de R$ 582,13 por m³ de lixo/entulho depositado irregularmente, se for pego em flagrante. Conforme a lei, o infrator é intimado a realizar a limpeza no prazo de quinze dias e, se a limpeza não acontecer neste período, o auto de infração é lavrado.

As denúncias de descarte irregular de entulhos podem ser feitas através dos canais da ouvidoria, pelos site http://www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento/, via whatsapp (15) 99129-2426 e pelo telefone 156.