Serpo retira 430 m3 de entulho em área pública no Habiteto

23 de abril de 2020 18:15

Por: Letícia Campos

Antes e depois da limpeza de área pública realizada pela Serpo
Antes e depois

A Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) continua com o trabalho de retirada de restos de construção e outros materiais inservíveis descartados irregularmente em áreas públicas da cidade. Desta vez, foram retirados 430 m3 de entulhos da Alameda Liberdade, no final na avenida Chico Xavier, no Habiteto, nesta quarta e quinta-feiras (22 e 23). Este tipo de serviço é considerado um eterno “enxugar gelo” para os técnicos da secretaria que admitem que por mais que a Prefeitura realize a limpeza nestas áreas, a falta de consciência de alguns indivíduos que insistem em descartar restos de construção em qualquer lugar, põe em risco a saúde pública do município.

Na semana passada, funcionários da Serpo retiraram 180 m3 de entulho e outros materiais que poderiam acumular água parada, virando criadouros para o mosquito Aedes aegypti, na rua Aparecida Levy, no Parque Vitória Régia, na Zona Norte da cidade. Os técnicos da Serpo informam que o local licenciado para receber isto tipo de material é o Aterro de Inertes, que fica na avenida General Motors, número 200. Lembram que qualquer cidadão pode fazer o descarte gratuitamente até um metro cúbico de entulho e que acima desta quantidade o interessado deve procurar o serviço de caçambeiro que seja credenciado junto à Prefeitura.

A Fiscalização da Secretaria de Segurança Urbana (Sesu) explica que quem descarta entulho e outros materiais pode ser punido. Conforme o chefe de Divisão de Posturas Mobiliárias e Imobiliárias, Fabiano Proença, se o infrator for pego em flagrante ele é notificado para realizar a limpeza e, caso não cumpra, poderá ser multado em até R$ 582,13 por m3 de lixo/entulho descartado.

As denúncias de descarte irregular podem ser feitas através dos canais da ouvidoria, pelo site http://www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento/, via whatsapp (15) 99129-2426 e pelo telefone 156.

21 de setembro de 2020 12:02