Servidores municipais elegem membros da Cipa no próximo dia 17

9 de março de 2020 13:16

Por: Secom / Serh

A Prefeitura de Sorocaba promove no próximo dia 17, uma terça-feira, o processo de votação dos membros da gestão 2020-2021 da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa). O processo eleitoral acontecerá em todas as unidades de serviços municipais e será facultativa a todos os servidores durante o horário de expediente. A relação dos candidatos será publicada na edição desta segunda-feira (09) do Jornal Município de Sorocaba e está disponível no site recursoshumanos.sorocaba.sp.gov.br/cipa.

A Cipa atua na prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho ao funcionalismo municipal, por meio da observação dos espaços físicos e das normas de segurança e saúde ocupacional; fiscalização por iniciativa própria ou decorrente de denúncias; geração de relatórios e mapas de riscos; ações de conscientização; entre outras atribuições. Com atuação e gestão autônoma, a comissão conta com apoio técnico da Seção de Segurança do Trabalho da Secretaria de Recursos Humanos (Serh).

Seguindo a Norma Regulamentadora n.º 5 (NR 5) e a Portaria MTb n.º 3.214/1978, a Cipa é composta por membros eleitos pelos servidores e representantes indicados pela Administração Municipal, com mandatos válidos por 12 meses. O processo eleitoral da Cipa 2020-2021 é regulamentado Resolução Serh/GS n.º 01/2020, publicada pelo Jornal Município de Sorocaba do último dia 30 de janeiro. A posse da nova gestão está prevista para o mês de maio.