Servidores municipais podem solicitar autorização para empréstimos consignados

31 de janeiro de 2020 16:47

Por: Secom / Serh

A partir da próxima segunda-feira (3), a Prefeitura de Sorocaba voltará a conceder cartas de autorização aos servidores municipais interessados em obter empréstimo consignado junto às instituições bancárias conveniadas. Os requerimentos deverão ser encaminhados entre os dias 1 e 10 de cada mês, pelo e-mail consignados@sorocaba.sp.gov.br ou presencialmente, na Secretaria de Recursos Humanos (Serh), localizada no 1.º andar do Paço Municipal, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30. A instrução que normatiza os critérios para o procedimento será publicada na edição desta sexta-feira (31) do Jornal Município de Sorocaba.

A medida busca atender à demanda dos servidores municipais enquanto segue em andamento o processo licitatório para a contratação de sistema eletrônico para os serviços de contratação, renegociação e portabilidade de crédito consignado. De acordo com a secretária Suélei Gonçalves, amenizará os impactos financeiros aos trabalhadores durante este período. “É importante que antes de solicitar a carta, o interessado faça uma pesquisa de mercado junto aos bancos credenciados pela Prefeitura e avalie as taxas de juros e condições ofertadas, a fim de não comprometer suas finanças”, ressalta.

Para solicitar o empréstimo, pelo e-mail consignados@sorocaba.sp.gov.br ou presencialmente, o servidor deve apresentar à Serh, entre os dias 1 e 10 de cada mês, os seguintes documentos: nome completo; número de matrícula; data de nascimento; CPF; e documento oficial com foto (RG ou CNH). A Divisão da Administração de Pagamentos encaminhará a carta margem à instituição bancária indicada pelo servidor no prazo em até 48 horas, para que o financiamento e o desconto em folha salarial da primeira parcela possa ser feito no mês corrente.

A Serh alerta que somente será emitida uma carta por requerente, documento nominal e intransferível, e que serão concedidos empréstimos com valores até 30% da remuneração mensal, conforme prevê o Decreto n.º 18.393/2010. Durante a vigência desse sistema temporário, não será possível firmar contratos de portabilidade de crédito consignado ou operações com cartão de crédito.

21 de setembro de 2020 12:02