Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Sistema BRT torna Avenida Itavuvu uma das vias mais modernas de Sorocaba

25 de junho de 2020 15:49

Por: Fabiana Blaseck Sorrilha - comunicacao@urbes.com.br


Com o avanço das obras no Corredor Norte do sistema BRT de transporte coletivo, que será entregue, em breve, à população de Sorocaba, as características originais da Avenida Itavuvu estão sendo alteradas. Somada a toda estrutura recém-implantada da faixa exclusiva para o ônibus do transporte público municipal, o sistema BRT contempla a revitalização das calçadas e ciclovias do entorno das novas estações de parada dos coletivos. A Área de Transferência Itavuvu foi completamente reformulada e passa a ser a Estação de Integração Itavuvu, com piso elevado e concreto rígido para suportar a grande circulação de ônibus. Assim como as estações BRT, a Estação de Integração Itavuvu conta com acessibilidade universal, câmeras de vigilância sem pontos cegos, rede WiFi de alta qualidade, tomadas USB para celulares e monitores para informação aos usuários.

As calçadas foram requalificadas e receberam piso podotátil para proporcionar maior mobilidade às pessoas, em especial aquelas com deficiência visual. As ciclovias foram refeitas com ajustes e melhorias, visando a harmonia da mobilidade urbana do novo sistema de transporte coletivo e, em breve, estarão sinalizadas e prontas para o uso dos adeptos da bicicleta.

“A Avenida Itavuvu ganha status de uma via moderna, com muitos atrativos e vai se tornar não somente um polo comercial, mas sim, uma referência de qualidade de vida para Sorocaba”, opina Gilmar Tadeu, secretário de Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico da Prefeitura de Sorocaba.

Paisagismo e novas árvores

A Avenida Itavuvu está ganhando novos ares e cores com o início dos trabalhos de paisagismo com o plantio de árvores. O incremento total na vegetação será de 3.388 indivíduos arbóreos e, nesta primeira fase, 617 mudas de médio porte de espécies nativas da Mata Atlântica já estão sendo plantadas. As espécies escolhidas possuem uma produção anual de floradas diversas e que aparecerão em épocas distintas do ano. Tais mudanças trazem modernidade à região e ao comércio local, formado pela diversidade e variedade oferecidas.

Recapeamento e melhor circulação

A avenida vem recebendo recapeamento asfáltico, com a correção de trechos em que as imperfeições no piso eram rotineiras, proporcionando mais conforto aos veículos que circulam por ali. Também vem sendo feito o reparo profundo no solo, trabalho que dá mais durabilidade ao asfalto da via.

Na Avenida Ipanema, via que também compõe o Corredor Norte do BRT, as obras seguem com a adequação da faixa exclusiva para os ônibus, que passará a ser de concreto rígido. Com essas e outras mudanças que compõe o extenso e detalhado projeto do BRT em Sorocaba, o transporte coletivo ganhará prioridade na circulação, o que contribui com a agilidade e conforto do serviço prestado aos passageiros.

Terminal intermodal e de conexão

O novo Terminal Intermodal Vitória Régia já tem cerca de 90% das obras concluídas. Com uma área de mais de 11 mil metros quadrados, o novo terminal fará a conexão das diversas linhas do transporte coletivo que circulam pela Zona Norte, reduzindo o tempo de espera do passageiro e oferecerá a integração entre as linhas, sem que haja necessidade de pagar mais de uma passagem.

Além de toda a infraestrutura visando a segurança e o conforto, o espaço contará com monitores de tv que informarão em tempo real o tempo de espera para cada nova viagem.

Novos ônibus

Ao todo, 125 ônibus com Wi-Fi, sendo 73 de tecnologia padron, 11 de tecnologia diferenciada de 15 metros e 41 de tecnologia articulados com 23 metros de comprimento, fazem parte da novíssima frota do sistema BRT Sorocaba. Eles possuem ar-condicionado, Wi-Fi, painéis de mensagens com informações do tempo de chegada no destino, câmeras de segurança, sensores das portas automáticas, itens que dão mais segurança aos passageiros.

Os ônibus que compõem a frota do BRT terão tecnologia para emitir menos ruído e poluentes. “Além disso, com a operação de um sistema de transporte urbano eficiente como o BRT Sorocaba, a população poderá realizar viagens de ônibus mais rápidas, previsíveis e confortáveis, o que favorece o aumento do número de passageiros. Por consequência, se mais pessoas utilizam o transporte coletivo, há uma redução de carros nas ruas”, completa Gilmar Tadeu.


Saiba mais