Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Sorocaba 366 anos: cidade recebe primeiro trecho do BRT e 43 novos ônibus

13 de agosto de 2020 15:12

Por: Fabiana Blaseck Sorrilha - comunicacao@urbes.com.br


Operação inicia dia 30 de agosto com eixo norte-sul

 

A Concessionária BRT Sorocaba concluiu o eixo norte-sul do BRT (Bus Rapid Transit) e entrega à população um transporte confortável, seguro e moderno. Trata-se de um presente para a cidade, que completa 366 anos em 15 de agosto. O trecho finalizado é formado pelo Corredor BRT Itavuvu, o Terminal Vitória Régia e os corredores estruturais General Osório e parte de áreas Central e Sul. Nesta quinta-feira (13), a Prefeitura de Sorocaba realizou vistoria técnica ao trecho, em conjunto com a imprensa da cidade, percorrendo a Avenida Itavuvu desde a Estação UPH Zona Norte até o novo Terminal Vitória Régia, em um dos ônibus articulados que faz parte do novo sistema de transporte coletivo. A prefeita Jaqueline Coutinho, o Legislativo, secretários municipais e técnicos da Urbes – Trânsito e Transportes e do BRT Sorocaba, representantes da empresa reguladora GPO e da Caixa Econômica Federal acompanharam a vistoria.

Ao final do trajeto, a prefeita anunciou o início da operação desse primeiro trecho do Sistema BRT Sorocaba, em 30 de agosto, contemplando seis linhas dos bairros Vitória Régia, Paineiras e Laranjeiras com destino ao Terminal Santo Antônio e uma linha fará a ligação do eixo norte-sul, saindo do Terminal Vitória Régia em direção ao bairro do Campolim.

 

“Entregamos hoje o novo Terminal Vitória Régia, que faz parte do Eixo Itavuvu do Sistema BRT Sorocaba.  Trata-se de uma inovação para a mobilidade de nossa cidade, que traz mais qualidade e agilidade para quem usa o transporte coletivo. Agradeço àqueles que se empenharam para que o BRT se tornasse real! É a realização de um sonho de todos que trabalham para uma cidade melhor, unidos pelo empreendedorismo e pela qualidade de vida”, destacou a prefeita.

 

Sobre o Corredor Itavuvu

 

O Corredor Itavuvu está localizado na Avenida Itavuvu, possui aproximadamente 6 km de extensão, 12 estações equipadas para embarque/desembarque (sendo 2 de integração) pelo lado esquerdo em nível com os ônibus, tem 3,2 km de ciclovia requalificadas e ganhou novas calçadas nas áreas de influência das estações. Os passageiros terão 57 pontos de acesso distribuídos por estas regiões. Ao final deste corredor, os usuários do transporte têm ainda um novo terminal de ônibus, o Terminal Vitória Régia.

 

O Vitória Régia tem infraestrutura de plataformas de embarque, cobertura de estrutura metálica, piso de pavimento rígido, central de monitoramento 24 horas, atendimento de informações aos usuários, sanitários, assentos, wi-fi, espaços comerciais e acesso facilitado por rampas e piso podotátil para pessoas com necessidades especiais. O terminal também abriga um Centro de Controle Operacional (CCO) responsável pela gestão do fluxo de veículos e passageiros.

 

Já os Corredores Estruturais Sul, Central e General Osório que possuem o embarque/desembarque pelo lado direito, ganharam melhorias dos abrigos, calçadas com acessibilidade, pontos de parada com pavimento de concreto e requalificação dos trechos com um novo asfalto. O itinerário dos veículos percorrerá as seguintes vias:

 

  • Corredor Sul é formado pelas avenidas Comendador Pereira Inácio, Washington Luiz, Antônio Carlos Comitre e Izoraida Marques Peres.
  • Corredor Central é composto pelas vias: Moreira Cesar [parcial], Rua Cesário Mota, Rua São Bento, Rua Quinze de Novembro, Rua Souza Pereira, Rua Dr. Álvaro Soares, Rua Sete de Setembro, Rua Padre Luiz, Rua Francisco Scarpa, Rua Santa Clara, Av. Pres. Juscelino Kubistchek [parcial] e Rua Leopoldo Machado.
  • Corredor General Osório é integrada pela avenida de mesmo nome do corredor, juntamente com partes das avenidas Ademar de Barros, Afonso Vergueiro, Brasil, e as ruas Professor Toledo, Armando Zuliane, Eurides Fogaça e Maciel Baião.

 

Para Gilmar Tadeu, presidente da Urbes – Trânsito e Transportes e secretário de Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico, com essas e outras mudanças que compõe o extenso e detalhado projeto do BRT em Sorocaba, o transporte coletivo ganha prioridade na circulação, o que contribui com a agilidade e conforto do serviço prestado aos passageiros.

“Com essas e outras mudanças que compõe o extenso e detalhado projeto do BRT em Sorocaba, o transporte coletivo ganha prioridade na circulação, o que contribui com a agilidade e conforto do serviço prestado aos passageiros. Ao entrar em operação o sistema de transporte urbano eficiente como o BRT Sorocaba oferecerá à população viagens de ônibus mais rápidas, previsíveis e confortáveis, o que favorece o aumento do número de passageiros. Por consequência, se mais pessoas utilizam o transporte coletivo, há uma redução de carros nas ruas”, completa.

Segundo o Diretor da Concessionária BRT Sorocaba, Luiz Alexandre Massariol, todo o projeto, incluindo o eixo norte-sul que em breve estará em operação, se destaca pelo alto investimento em soluções de engenharia e também de sustentabilidade.

 

O sistema BRT de Sorocaba é uma referência nacional no transporte sob pneus e tem sido citado por gestores em outras cidades como um modelo devido ao seu contrato com capital privado (que não onera o caixa do município) até os processos construtivos adotados. Investimos em cada detalhe e o BRT sorocabano tornou-se uma referência no quesito mobilidade. Para se ter uma noção, temos o uso de energia fotovoltaica no terminal, estações e abrigos de parada, reuso de água nos terminais, as estações possuem conforto térmico, iluminação em LED e todos os ônibus têm redutor de ruídos e poluentes. Os benefícios vão de ponta-a-ponta. Os passageiros terão um sistema moderno, eficiente e seguro”, frisa.

 

Ele ainda explica que a fase de ativação do sistema seguirá, em paralelo, com a implantação dos demais corredores que estão em obras.  A operação iniciará com testes e por etapas ao final das obras de cada corredor.

 

Abertura para operação

 

Nesta primeira fase de operação parcial que iniciará no final de agosto, 43 novos veículos (14 superarticulados e 29 padron) estarão à serviço da população e circularão em importantes pontos das regiões norte e sul da cidade. Todos os ônibus são equipados com ar condicionado, tomadas USB, wi-fi, monitoramento de câmeras e painéis de informações ao usuário.

 

Para Manoel Ferreira, Diretor de Operações do BRT, é uma grande satisfação anunciar que ainda este mês um novo sistema de transporte estará ativo para os sorocabanos. “Andar de ônibus será uma experiência bem diferente daqui por diante. Temos muitos benefícios para que os passageiros realizem suas viagens de forma mais confortável e previsível. Este será o início da operação e temos certeza que dará um novo impulso e retomada do público ao  transporte coletivo. Estamos muito otimistas e convidamos a todos para desfrutar da experiência de realizar deslocamentos de ônibus a bordo dos BRTs”, destaca.

 

Ferreira explica ainda que, a frota estará distribuída em seis linhas que integrarão o BRT com saídas dos bairros Vitória Régia, Paineiras e Laranjeiras com destino ao Terminal Santo Antônio e uma linha fará a ligação do eixo norte-sul, partindo do Terminal Vitória Régia em direção ao bairro do Campolim.

 

 

Tecnologias do Sistema

 

A maioria das pessoas acredita que o BRT seja apenas uma nomenclatura para um ônibus, no entanto, o BRT é um sistema composto por diversos dados operacionais e que conecta todas as frentes: do embarque do passageiro até o controle e eficiência dos trajetos.

 

No projeto BRT Sorocaba, o Sistema Inteligente de Transporte (ITS) é uma referência nacional em inovação. Por meio de uma plataforma desenvolvida pelo aplicativo CittaMobi, 16 soluções integradas promovem a conexão e integração com todos os dispositivos da operação, desde informações geradas pelas catracas, bilhetagem e câmeras até sensores das portas, TVs e canais de som.

 

Na prática, a tecnologia ITS recebe as informações, processa, interage e envia comandos ou mensagem de texto/áudio para a central de controle. A solução adotada realiza o monitoramento de toda operação, acompanha os processos e possui ampla automação para ações remotas. As soluções disponíveis são:

 

  1. Controle Centralizado e Previsões CittaMobi;
  2. Monitoramento das Unidades BRT;
  3. Redes de Transmissão de Dados envolvendo 40 km em fibra ótica e centenas de equipamentos;
  4. Monitoramento embarcado;
  5. Comunicação terra-ônibus;
  6. Multimídia, informação e entretenimento;
  7. Sonorização Digital;
  8. Automação padrão SCADA;
  9. Posicionamento do Material Rodante;
  10. Wi-fi gratuito;
  11. Comunicação fixa – Telefonia digital IP;
  12. Alarme de Segurança;
  13. Alarme e Combate a Incêndio;
  14. Bilhetagem e reconhecimento biométrico;
  15. Venda de passagens integrado, aplicativo, bilheteria e autoatendimento;
  16. Energia inteligente e fotovoltaica (energia solar).

 

 

Dados operacionais Corredor Itavuvu

 

  • Construção de 10 kmde pavimento rígido (concreto).
  • Recapeamento de 59.000 m2de pavimentos flexível (asfalto).
  • Edificação de 12 estaçõesequipadas e prontas para embarque e desembarque. As estações são: UPH Zona Norte, Dr. Pitico, Lauro Sanches, Vila Carol, Jardim Paraná, Los Angeles, Maria Antônia Prado, Jardim Atílio, Itavuvu, Santa Cecília, São Camilo, Paineiras.
  • Requalificação de 2,4 kmde calçadas.
  • Recuperação de 3,2 kmde ciclovia (estrutura, pintura e sinalização).
  • Realização de paisagismo e o plantio de 617 novas mudas(primeira fase) de médio porte de espécies nativas da Mata Atlântica.
  • Construção do Terminal Vitória Régia contemplando estruturas metálicas, concreto, pavimento, acabamentos e instalações.
  • Edificação de um Centro de Controle Operacional (CCO) para o início da operação.
  • 350 empregosdiretos gerados e 1050 indiretos durante os serviços de construção do Corredor Itavuvu e do Terminal Vitória Régia.

 

 

Números Totais .::. Projeto BRT Sorocaba

 

  • Investimento de R$ 384 milhões em obras de infraestrutura, projetos, desapropriações, material rodante e ITS (Sistema Inteligente de Transporte).

 

  • Desse total, R$ 251 milhões é de fonte privada e R$ 133 milhões da subvenção da Prefeitura de Sorocaba, que contará com R$ 127 milhões vindos do Governo Federal via financiamento da Caixa Econômica Federal e R$ 6 milhões sendo uma contrapartida do próprio município (sem onerar o caixa do município, pois a arrecadação dos impostos gerados pelas obras supri esta necessidade).

 

  • Concessão por 20 anospara construção e operação do sistema.

 

  • 68 km de corredores construídos.

 

  • 3 Corredores BRT(Itavuvu, Ipanema e Oeste).

 

  • 5 corredores estruturais(Sul, Leste, Centro, General Osório e Binário Comendador formado pelas Ruas Hermelino Matarazzo e Comendador Oeterer).

 

  • 32 estações BRT, sendo 28 preferenciais e 4 de integração.

 

  • 3 novos terminais(Vitória Régia, São Bento e Vila Nova Manchester).

 

  • 96 abrigos de paradadistribuídos nos corredores estruturais.

 

  • 1 garagem.

 

  • 1 Centro de Controle Operacional(CCO).

 

  • Mais de 100 veículos novos, de modelos padron e superarticulado, com tecnologia embarcada composta por wi-fi, câmeras, painéis de mensagens para os usuários e ar-condicionado.

 

 

 

Erika Martins de Figueiredo

Assessora de Comunicação Concessionaria BRT Sorocaba

comunicacao@brtsorocaba.com.br

(11) 9 7143.4440

 

Fabiana Blaseck Sorrilha

Assessora de Comunicação Prefeitura de Sorocaba

comunicacao@urbes.com.br

(15) 9 8114.1455


Saiba mais