Sorocaba completa seus 366 anos com a movimentação de várias obras

10 de agosto de 2020 18:28

Por: Letícia Campos

À véspera de completar 366 anos de fundação,  no próximo dia 15 de agosto, Sorocaba pontua as diversas obras pelas quais vem passando, ao longo de um ano de trabalho. Desde agosto de 2019 a cidade passou por intervenções nas áreas de mobilidade, zeladoria pública e viária e, apesar de toda a dificuldade sentida durante a pandemia mundial do novo coronavírus, as obras e manutenções não pararam.

No último ano a cidade contou com diversas melhorias, desde a implantação de academias ao ar livre até obras de grande porte na área de mobilidade, como a construção do novo viaduto da JJ Lacerda e que eliminará 60% do volume de veículos naquela interseção. Além de serviços de recapeamento asfáltico, tapa-buracos e patrolamento de vicinais, também o trabalho de limpeza pública vem acontecendo continuamente.

Desde agosto de 2019 Sorocaba recebeu cinco academias ao ar livre e outras 10 serão entregues nos próximos meses fazendo com que a cidade atinja a marca de 105 equipamentos dessa natureza distribuídos em vários bairros. As academias ao ar livre são compostas por aparelhos tradicionais que propiciam uma melhora motora e aeróbica contando, ainda, aparelhos para Pessoas com Necessidades Especiais (PNE).

Foi no último ano, também, que a área central ganhou novos ares com a revitalização da praça Coronel Fernando Prestes e a entrega à população de um novo marco para a cidade. Escolhido pela população, o totem traz o  nome de Sorocaba com o segundo ‘O’ em formato de coração. A solenidade marcou uma série de ações da Prefeitura no sentido de valorizar a região central. Foram realizados os serviços de revitalização, de paisagismo que envolveu a construção de canteiros em torno das árvores plantadas pelo local. Outros pontos da praça receberam vasos com plantas ornamentais e bancos diferenciados, alguns deles foram reformados e outros, instalados, totalizando 30 bancos. As equipes das Serpo e Meio Ambiente (Sema) também revisaram a iluminação da praça, realizaram a poda de árvores e a pintura do pergolado. Também foi realizada a demolição da guarita que existia nas imediações da Catedral.

Mobilidade

Outra obra viária de grande importância para a cidade é a implantação efetiva do viaduto de ligação das avenidas Ipanema com a José Joaquim de Lacerda (JJLacerda) que vai eliminar 60% do volume de veículos que passam naquela região e cujo trânsito, hoje, é disciplinado por um grande número de semáforos. Orçada em R$ 10 milhões e viabilizada por meio de financiamento com o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), a obra faz parte do corredor de transporte coletivo – BRT, do eixo Norte/Sul. O viaduto, que vai promover a ligação direta entre as avenidas Ipanema e JJ Lacerda, começou a ganhar corpo por meio de ações  de outubro do ano passado. Neste momento, as obras estão dentro do cronograma previsto.

Prevista também está a entrega do trecho Itavuvu do BRT- Sorocaba e que já mudou a cara da zona Norte com a instalação de novas pistas de rolagem para veículos pequenos e para os ônibus que vão operar o sistema.

Em outra frente, a Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) fez o recapeamento asfáltico de mais de 24.700 ruas da cidade, atendendo aos bairros como o Júlio de Mesquita Filho; Wanel Ville; Vila Haro, Central Parque e Parque Esmeralda, além do Centro. Atualmente, as equipes estão concentradas nas  vias do Parque Manchester. Lá, serão recapeados mais de 12 m2 de rua da zona Oeste da cidade.

Todo esse trabalho impacta diretamente no processo de mobilidade do cidadão, oferecendo-lhe condições de segurança para trafegabilidade tanto automotiva, quanto para o pedestre.

Tapa-buracos

De janeiro a maio deste ano, os profissionais da Serpo taparam mais de 4.800 buracos nas vias públicas, totalizando 69.569,19 m2 de área que receberam manutenção asfáltica, nas regiões Norte; Sul, Leste e Oeste. Só no mês de maio, foram tapados buracos em vias no Éden; Altos do Itavuvu; Jardim Brasilândia; Vila Barão, Lopes de Oliveira e na região central da cidade, além de outras localidades. Só em julho deste ano foram atendidos 42 bairros, tapando buracos de 110 ruas em diversas regiões da cidade, perfazendo um total de mais de 7.980 metros cúbicos de área que receberam este tipo de manutenção. Foram atendidas ruas do Jardim São Paulo, Ipanema Ville, Parque Laranjeiras, Jardim Maria Antônia Prado, Vila Jardini, Aparecidinha, Jardim Santa Esmeralda, entre outros bairros da cidade.

A limpeza em áreas públicas também tem sido o foco da Serpo que, entre janeiro e maio, recolheu 4.697 m3 de entulhos descartados irregularmente em quase 50 áreas públicas de diversos bairros da cidade. O objetivo é diminuir o número de criadouros da dengue, promovendo a melhoria dos aspectos urbanísticos de Sorocaba.

O que inclui a capinação, limpeza e pintura de guias e sarjetas, como a realizada em três principais avenidas da região central da cidade:  Juscelino Kubitschek de Oliveira, da Moreira Cesar e da Eugênio Salerno. Foram aproximadamente 9 quilômetros guias laterais e do canteiro central que sofreram manutenção.  As avenidas Dom Aguirre e a Afonso Vergueiro também receberam estas manutenções, foram 26 quilômetros de guias laterais e do canteiro central que foram pintadas no início de janeiro de 2020.