Sorocaba conquista mais de R$ 230 mil para investir em ações de Educação Ambiental para a valorização do rio

29 de junho de 2020 10:49

Por: Mariana Campos - macampos@sorocaba.sp.gov.br

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), conquistou R$ 236.250,00 do Governo do Estado, através do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro), para investir em iniciativa de Educação Ambiental a partir de 2021. A notícia foi recebida durante a 73ª Reunião Ordinária da Câmara Técnica de Planejamento e Gerenciamento de Recursos Hídricos (CT-PLAGRHI) do CBH-SMT, ocorrida na última quinta-feira (25). O projeto apresentado foi “Redescobrindo o nosso Rio: Valorização do Rio Sorocaba através de ações de educação ambiental”. A contrapartida municipal será de R$ 115.422,80, totalizando o investimento de R$ 351.672,80.

Para o secretário do Meio Ambiente, Maurício Tavares da Mota, essa conquista será muito importante para investir na valorização do rio Sorocaba através da Educação Ambiental. “Agradeço o trabalho realizado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica Sorocaba e Médio Tietê (CBH-SMT), que priorizou recursos para os mais importantes projetos da nossa região, com esse olhar especial à educação ambiental”, declara. Neste momento, a Secretaria do Meio Ambiente está na fase de entrega de documentação para posterior assinatura de contrato com o Governo do Estado.

“Redescobrindo o nosso Rio: Valorização do Rio Sorocaba através de ações de educação ambiental” tem como objetivo a promoção de ações e atividades educativas com foco na conservação e recuperação do Rio Sorocaba e dos recursos hídricos, considerando como norteadores os princípios da sustentabilidade e vivenciando práticas sensibilizadoras em uma perspectiva socioambiental, associando o cuidado com o rio à qualidade de vida, ação cidadã e manejo sustentável dos recursos hídricos, buscando ainda reaproximar a população de Sorocaba de seu principal rio.

A iniciativa busca a estruturação do CEA Rio Sorocaba, bem como das ações educativas no Parque Linear Rio Sorocaba, e contemplará visitas monitoradas, plantios, intervenção teatral, formação para professores e para o público, workshop, oficinas, entre outras estratégias de Educação Ambiental.

Criado pela Lei 7.663 de 30 de dezembro de 1991 e regulamentado pelo Decreto nº 37.300, de 25 de agosto de 1993, posteriormente substituído pelo Decreto nº 48.896 de 26 de agosto de 2004, o Fehidro é a instância econômico-financeira de apoio à implantação da Política Estadual de Recursos Hídricos por meio do financiamento de programas e ações na área de recursos hídricos, de modo a promover a melhoria e a proteção dos corpos d’água e de suas bacias hidrográficas. Entre as linhas temáticas disponíveis, há a área de atuação em Educação Ambiental para a Gestão Sustentável dos Recursos Hídricos.

21 de setembro de 2020 12:02