Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Sorocaba conta com novo serviço de transporte especial

5 de agosto de 2020 11:33

Por: Fabiana Blaseck Sorrilha - comunicacao@urbes.com.br, Vivian Piloto (programa de estágio - supervisão: Fabiana Sorrilha)


Com uma frota de 23 veículos, sistema é gratuito e atende porta-a-porta

 

Desde o início deste mês os usuários especiais do transporte coletivo, ou seja, as pessoas que tem identificação específica de concessão desse direito, contam com um novo serviço de transporte especial porta-a-porta e totalmente sem custos a elas. Trata-se de um serviço oferecido pela Prefeitura de Sorocaba por meio da Urbes – Trânsito e Transportes e da Secretaria de Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico (Semob).

Agora, o transporte especial passa a ser feito por uma nova empresa, a Consórcio Mobility Transportes, que foi a ganhadora da licitação. A nova empresa dispõe de frota com 23 veículos sendo 20 micro-ônibus e três vans, que juntos totalizam 354 lugares, sendo 254 assentos e 100 fixadores (local próprio para a colocação da cadeira de rodas de forma segura dentro do veículo). Cerca de 800 pessoas, entre pessoas com deficiência e acompanhantes, utilizam o serviço.

Mais tecnologia e segurança

Os novos veículos possuem tecnologia embarcada que permitirá aos pais ou responsáveis pelos atendidos acompanhar por meio de um aplicativo onde o veículo está.  Há ainda o sistema de catraca virtual que regularizará quem acessa o transporte especial, proporcionando mais segurança aos seus usuários.

O layout dos veículos é diferenciado, contando com elevador hidráulico, fixadores para cadeiras de rodas, protetores de cabeça reguláveis e removíveis e quatro assentos para acompanhantes. Há cintos de segurança em todos os bancos, câmeras de videomonitoramento que podem ser vistas remotamente também pelos acompanhantes.

Para Elaine Cristina Santos, que possui baixa visão e é membro do Conselho da Pessoa com Deficiência, o transporte especial teve poder transformador ao proporcionar a ela e ao marido, que possui deficiência múltipla, a possibilidade de se deslocar de forma democrática e acessível pela cidade. “O transporte especial mudou de forma positiva a minha vida, me dando mais agilidade nos deslocamentos. Eu ganhei qualidade de vida e o uso, inclusive, para ir à faculdade. É um parceiro muito importante para nós”, diz.

Atendimento de segunda a domingo 

O atendimento aos usuários especiais é feito de segunda-feira a domingo, das 6h à meia-noite, no sistema porta-a-porta, conforme agendamento prévio. Ou seja, os passageiros são pegos na porta de casa e levados até seus destinos como escolas, hospitais, clínicas, instituições de ensino especial, locais de trabalho e lazer. Depois, o transporte retorna para pegá-lo.

O sistema de transporte especial porta a porta foi regulamentado pela Urbes em 1998.

Crédito das fotos: Gabriel Roseno


Saiba mais

Fotos

22 de setembro de 2020 17:22

21 de setembro de 2020 12:02