Sorocaba ganha novo totem em frente ao Paço Municipal

14 de agosto de 2020 14:49

Por: Mariana Campos - macampos@sorocaba.sp.gov.br

Às vésperas de Sorocaba completar 366 anos de história (15 de agosto), a prefeita Jaqueline Coutinho entregou à população o novo totem com o nome da cidade, que foi doado pela iniciativa privada e instalado em frente ao Paço Municipal, no Alto da Boa Vista. A solenidade ocorreu na manhã desta sexta-feira (14) com a presença de secretários municipais e servidores públicos. Em formato de coração e com as letras formando o nome da cidade na cor branca e em alto-relevo, além da silhueta de prédios conhecidos, como o Paço Municipal, o Jardim Botânico e a famosa “Aranha do Vergueiro”, a estrutura agora é mais uma atração para quem for ao Parque do Paço, inclusive no período noturno, já que o local ganhou uma iluminação especial.

O objetivo da inciativa é de valorizar a cidade e reforçar a identidade da população com o município. “Sorocaba merece este presente. Esta cidade está cada vez melhor. A administração pública enalteceu Sorocaba com tudo o que estamos fazendo nos últimos meses”, declarou a prefeita, lembrando da entrega na quinta-feira (13) do eixo norte-sul do BRT (Bus Rapid Transit), com um transporte confortável, seguro e moderno. O trecho finalizado é formado pelo Corredor BRT Itavuvu, o Terminal Vitória Régia e os corredores estruturais General Osório e parte de áreas Central e Sul.

A prefeita Jaqueline também citou todos os esforços feitos nos últimos meses na cidade no combate ao novo coronavírus (Covid-19), incluindo a implantação do Hospital de Campanha. “Esse totem simboliza o amor que temos por Sorocaba, um amor pulsante”, finalizou a chefe do Executivo.

Para viabilizar a estrutura, a Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema) abriu chamamento público e a Magnum Construtora custeou o novo totem. O secretário do Meio Ambiente, Maurício Tavares da Mota, falou da importância da participação de todos na gestão de uma cidade, incluindo a iniciativa privada e a sociedade. “Esse foi um presente que recebemos de uma empresa consolidada em nossa cidade. O poder público não é o único responsável pelos espaços públicos. A gestão de uma cidade é de todos nós”, declarou.

O totem tem 4,20 metros de extensão e 3,60 metros de altura e é assinado pelo designer Raul Augusto de Mello, morador de Sorocaba. De acordo com o artista, a estrutura é metálica, com um coração vermelho feito de ACM – um composto de alumínio – e as letras são brancas em alto-relevo, feito de forma artesanal com chapa galvanizada. Já a parte de trás do totem é colorida, com uma imagem alegre e a frase “Sorocaba uma cidade intensa”.

Participaram da solenidade o secretário de Governo, José Marcos Gomes Junior; o secretário de Comunicação, Marcelo Andrade Santos; o secretário de Administração, José Carlos Cuervo Junior; a secretário de Recursos Humanos, Suélei Marjorie Gonçalves Flores; o secretário de Cultura, João Paulo Nogueira Miranda; o secretário da Saúde, Ademir Hiromu Watanabe; e a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Jéssica Carvalho. O evento também contou com a presença do José Messias Camargo Junior, da Magnum, e do artista Raul Augusto Mello, responsável pelo design do novo totem.