Sorocaba inicia pesagem semestral obrigatória do Bolsa Família nas UBSs

6 de fevereiro de 2020 14:53

Por: Isabela Rocha (Programa de Estágio) Supervisão: Renato Monteiro

Imagem do interior de uma Unidade Básica de Saúde, foto tirada na sala de espera com várias cadeiras coloridas.

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cidadania (Secid), inicia nesta semana a pesagem semestral para atualização do Bolsa Família, nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade. A ação se estende até junho e tem o objetivo de atualizar os cadastros de mais de 26 mil pessoas que recebem este benefício na cidade.

De acordo com a chefe da divisão de Vigilância Socioassistencial, Taline Libanio, “assim como no semestre anterior, as famílias beneficiárias devem comparecer com as crianças de 0 a 7 anos, mas também as mulheres de 14 a 44 anos devem se pesar”. Taline também comenta que muitas mulheres, por inúmeras razões, não comparecem à pesagem e, assim, mantém seus cadastros desatualizados. Ela alerta que “a defasagem no cadastro, a longo prazo, pode acarretar a análise e até suspensão do benefício”.

A pesagem é um dos requisitos de atualização, junto com a vacinação e acompanhamento escolar, porém este é o mais esquecido pelas famílias. Na última campanha, 52% das pessoas nas faixas etárias requisitadas compareceram, apesar de dois mutirões e plantões. Paulo Henrique Soranz, titular da Secid, explica sobre a importância do comparecimento, “não só pela atualização, a pesagem é uma forma efetiva de aproximação dos beneficiários com o sistema de saúde”.

Para participar da pesagem, os beneficiários convocados devem comparecer até junho em sua UBS de referência, ou seja, a mais próxima de sua residência, levando consigo o cartão do SUS e do Bolsa Família, mais um documento com foto.

21 de setembro de 2020 12:02