Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Sorocaba volta a se destacar em ranking do saneamento

5 de junho de 2020 17:29

Por: Carlos Lara - carloslara@saaesorocaba.sp.gov.br


Apenas 43 municípios de 1.857 avaliados receberam o selo

Mostrando evolução a cada ano, Sorocaba voltou a se destacar em mais um ranking nacional sobre o saneamento, divulgado nesta sexta-feira (05), Dia Mundial do Meio Ambiente, pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES).

Dos quase 2 mil municípios do país avaliados, Sorocaba ficou entre os 43 que receberam o selo “Município Reconhecido”. Mais uma vez, a cidade ampliou a sua pontuação em relação às edições anteriores, somando neste ano 496,71 de 500 pontos possíveis, nesta que foi a quarta edição da pesquisa realizada pela ABES. Na primeira edição, em 2017, Sorocaba somou 470,72 pontos; em 2018 o município alcançou 490,79 e no ano passado foram 494,69 pontos.

“Temos plena consciência de que saneamento é sinônimo de saúde e de qualidade de vida e Sorocaba tem se mostrado um exemplo nesse setor, investindo cada vez mais e possibilitando que o município sempre se destaque em pesquisas e estudos realizados por órgãos reconhecidamente competentes e idôneos”, destaca a prefeita Jaqueline Coutinho.

O ranqueamento, que toma por base os dados do Sistema Nacional de Informações de Saneamento (SNIS), do Ministério das Cidades, avaliou neste ano 1.857 municípios do Brasil, que foram divididos em quatro grupos, de acordo com as pontuações obtidas: “Primeiros passos para a universalização”; “Empenho para a universalização”; “Compromisso com a universalização” e “Rumo à universalização”.

Integrando o grupo de elite – “Rumo à universalização” – ocupado pelos municípios que somaram mais de 489 pontos, Sorocaba foi ranqueada na 22ª posição, de um total de 40 municípios. No ano passado, a cidade ocupou a 26ª colocação.

Os parâmetros avaliados, e que definem o ranqueamento, consideram o percentual da população que tem acesso ao abastecimento de água tratada, coleta de esgoto, tratamento de esgoto, coleta de resíduos sólidos e destinação adequada de resíduos sólidos.

Evolução decisiva

De acordo com o diretor-geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba, engenheiro Mauri Gião Pongitor, a evolução de Sorocaba no setor de coleta, afastamento e tratamento de esgoto tem sido decisiva para a cidade se destacar em trabalhos de avaliação desenvolvidos por órgãos como a ABES e o Instituto Trata Brasil.

“A autarquia tem investido e evoluído em todas as suas áreas de atuação, seja na captação, adução, tratamento e distribuição de água ou na drenagem de águas pluviais, mas é na coleta, afastamento e tratamento de esgoto que a cidade vem trabalhando forte nas últimas duas décadas. Embora seja um setor que não tenha visibilidade aos olhos da população, sabemos da sua importância para a saúde e para o meio ambiente, prova disso é o resgate do rio Sorocaba por meio do complexo de obras do Programa de Despoluição, o que vai nos permitir em breve colocar em operação a ETA Vitória Régia, que vai captar e tratar as suas águas e distribuí-las à cidade”, detalha Mauri.

Além das obras desenvolvidas nos últimos vinte anos, entre as quais aquelas que retirou dos leitos de todos os córregos da cidade e do rio Sorocaba a carga de esgoto que antes era lançada, por meio da implantação dos emissários e interceptores, e as oito Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) atualmente em operação, a autarquia apresentou pontuação de destaque neste ranking da ABES como consequência dos empreendimentos mais recentes, como as ETEs Aparecidinha e Carandá e os coletores-tronco do Pirajibu, Tapera Grande e Brigadeiro Tobias, além de redes coletoras em localidades que até então não eram atendidas, devido a dificuldades técnicas.

“É um trabalho que reflete a dedicação e comprometimento de toda a autarquia, que reúne mais de 1.000 servidores nas mais diversas áreas de atuação, e que exige projetos, obras e investimentos constantes”, finaliza o diretor-geral do Saae/Sorocaba.


Saiba mais

Fotos

1 de outubro de 2020 12:11

22 de setembro de 2020 17:22

21 de setembro de 2020 12:02