Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Startup cria forma sustentável para compra e venda de produtos infantis

10 de março de 2020 14:55

Por: Marcelo Macaus - PTS


Natalia Mennochi posando ao lado do banner da "Ops! Cresci"

As crianças crescem muito rápido. As roupinhas e os sapatinhos – alguns até sem uso – ficam pelo caminho. Assim, é preciso comprar outros produtos para repor aqueles que se perderam com o passar dos anos, ou até dos meses. Foi justamente pensando em dar uma destinação inteligente e sustentável a essas linhas infantis que a empreendedora Natalia Mennochi, 35 anos, criou a Ops! Cresci, startup que está instalada no PTS (Parque Tecnológico de Sorocaba) desde agosto do ano passado.

A empresa de marketplace – plataforma online onde fornecedores e pessoas se inscrevem para vender produtos – conecta as mães que buscam as linhas infantis. Há, inclusive, um aplicativo disponível para aparelhos com versões em iOs ou Android, que serve como uma espécie de classificados ou balcão de compra e venda.

Natalia cuida, de perto, de tudo o que é anunciado. É ela quem faz a curadoria dos produtos para garantir a qualidade e que eles estejam realmente em ótimas condições de uso. “Nós fazemos questão de manter um relacionamento próximo com as nossas clientes”, afirma.

A Ops! Cresci também oferece o suporte necessário para as pessoas cadastradas na plataforma, elaborando material para aquelas que desejam vender seus produtos, orientando sobre o que pode ser comercializado, como fotografar o que será anunciado, criar melhor o anúncio e precificar, entre outras coisas.

Atualmente, a startup já tem cerca de 500 usuários cadastrados no aplicativo e mais de 540 produtos aprovados para venda. Em fevereiro, por exemplo, a Ops! Cresci registrou um aumento de mais de 50% nas vendas. “Cada vez mais pessoas estão conhecendo e confiando em nosso trabalho”, comemora.

Mãe de gêmeas

A empresa surgiu logo após Natalia ser mãe de gêmeas. “Naquela ocasião percebi que as crianças crescem na velocidade da luz e todas aquelas roupinhas, sapatinhos e outros produtos que compramos deixam de servir, mas continuam praticamente novos. Ao mesmo tempo, sempre precisamos comprar itens novos, pois as crianças não param de crescer. É uma conta que não fecha. Todas as mães passam por isso”, detalha.

Foi aí que ela começou a pensar em uma forma de continuar dando utilidade aquilo que suas filhas não usavam mais e, ao mesmo tempo, ter um retorno do valor que havia investido para comprar o que elas precisam no momento. No entanto, antes da criação da startup, Natalia testou alguns grupos de desapego das redes sociais. “Me deparei com diversos problemas de segurança e de falta de transparência nas negociações”, lembra. “Então, de uma vez por todas, resolvi criar a Ops! Cresci.”

Outro diferencial da empresa é a preocupação com o meio ambiente. “Precisamos ter pensamentos e atitudes mais sustentáveis. O nosso planeta precisa disso e a reutilização de itens usados diminui muito a geração de resíduos e traz outros benefícios”, afirma.

Importância do PTS

Natalia destaca a importância do Parque Tecnológico de Sorocaba para o desenvolvimento da startup e para a conquista, a cada dia, de novos clientes. “Estamos no PTS desde agosto de 2019, mas de março a julho do mesmo ano participamos do Startup SP, maior programa de aceleração de startups digitais do Estado”, comenta.

Conforme ela, os programas do Parque Tecnológico colocam os empreendedores em contato com grandes nomes do mercado nacional, além de oferecer mentorias e treinamentos que são fundamentais para o crescimento das startups ali instaladas. “Estar no Parque nos coloca ainda em contato constante com outros empreendedores que passam pelas mesmas dificuldades. Então, podemos trocar experiências e encurtar e acelerar o nosso processo de amadurecimento e crescimento”, conclui.

Para quem quiser conhecer um pouco mais sobre a Ops! Cresci, basta seguir a empresa nas redes sociais. O endereço é o: @opscresci.com.br.


Saiba mais

Fotos

22 de setembro de 2020 17:22

21 de setembro de 2020 12:02