‘Tem Saída’ realiza sua primeira ação na Praça Cel. Fernando Prestes

5 de fevereiro de 2020 15:36

Por: Isabela Rocha (Programa de Estágio) Supervisão: Renato Monteiro

Prefeita Jaqueline Coutinho e funcionárias da Secretaria de Cidadania (Secid), em frente ao ônibus do programa "Tem Saída".

Propiciar a reinserção social de pessoas em situação de rua (PSR) com ações efetivas e humanizadas. É com este objetivo que a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cidadania (Secid), realiza hoje (05) sua primeira ação itinerante com o ônibus do Programa “Tem Saída”, lançado na última quinta-feira pela prefeita Jaqueline Coutinho na sede da Secid.

A primeira abordagem realizada pelo programa acontece durante esta quarta-feira na Praça Coronel Fernando Prestes, ponto estrategicamente escolhido, pois há maior incidência de transeuntes na área. Até o momento desta publicação, quatro pessoas haviam sido abordadas, e a população se mostrou interessada perguntando mais detalhes sobre o programa, conta Luciana More, chefe de seção da Proteção Social Especial (PSE).

Luciana explica também que após a abordagem positiva, a pessoa é conduzida para dentro do ônibus, onde é atendida por um profissional da psicologia e, se aceitar, é assistida por toda equipe de Proteção Social Especial em suas necessidades, sejam elas abrigo, documentação, reinserção no mercado de trabalho ou retorno aos familiares.

Nesta manhã, a prefeita Jaqueline Coutinho acompanhou o trabalho das equipes de abordagem e ressaltou a importância desta ação. “A intenção é que este ônibus percorra os bairros que sejam frequentados de forma recorrente pelos PSR, buscando dessa forma contato próximo e humanizado” comenta. Luciana More complementa dizendo que a população também é parte importante deste programa. Ela recomenda que, caso alguém presencie pessoas em situação de rua, ligue para a Secretaria de Cidadania pelo telefone (15) 3212-6900, para que a equipe possa se deslocar até o local.

1 de outubro de 2020 12:11

21 de setembro de 2020 12:02