Terceira idade do “Roda Viva”, em meio à pandemia da Covid-19, faz seu primeiro encontro virtual

17 de junho de 2020 15:49

Por: Mariana Campos - macampos@sorocaba.sp.gov.br

Desde o início da quarentena em razão da pandemia da Covid-19, em março deste ano, muitas atividades, projetos e programas tiveram uma pausa. Um deles foi o Clube Ecológico “Roda Viva”, que reunia a terceira idade semanalmente no Parque da Biquinha para diversas atividades de Educação Ambiental. Na manhã desta terça-feira (16), uma parte do grupo de idosos aceitou o desafio, se aproximou da tecnologia e participou do primeiro encontro virtual do clube.

Realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), o objetivo clube ecológico é oferecer um lazer educativo em contato com a natureza para adultos acima de 60 anos, estimulando o cuidado com o meio ambiente e a melhora na qualidade de vida dos participantes, envolvendo-os em atividades educativas e divertidas.

De acordo com a educadora da Sema, Cristiane Crispim, o primeiro encontro virtual foi feito através de videochamadas pelo WhatsApp. “Cinco deles toparam experimentar essa nova maneira, sendo que uma das videochamadas contou com a participação de duas integrantes ao mesmo tempo. Foi interessante o bate-papo. Uma delas quis mostrar a sua casa, suas plantas e as coisas que ela contava para o grupo durante os encontros presenciais”, contou.

Após a atividade on-line, a educadora enviou ao grupo de WhatsApp do Roda Viva fotos das videochamadas. “Eles ficaram felizes e quem sabe isso incentiva os demais a participarem também”, declara. A ideia da Secretaria do Meio Ambiente é realizar um novo encontro na próxima terça-feira, às 10h.

Para ela, essa é uma oportunidade de eles aprenderem algo novo, uma nova forma de se comunicar. “Estamos nos adaptando a esse novo momento. É uma oportunidade também deles reverem os amigos do ‘Roda Viva’ e conversar, principalmente eles que estão isolados na quarentena por serem de grupo de risco da Covid-19”, destaca Cristiane Crispim.

Os encontros do ‘Roda Viva’ ocorriam o ano todo, sempre às terças-feiras, das 9h às 11h30, no Parque da Biquinha. Em cada semana, a equipe da Secretaria do Meio Ambiente preparava atividades variadas adequadas para o público-alvo, como oficinas de arte e artesanatos, cultivo de canteiros e hortas, observação de aves, jogos cooperativos, atividades lúdicas, música, danças circular, entre outras. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3224-1997 (Parque da Biquinha).

21 de setembro de 2020 12:02