‘Torta na cara’ e confecção de bolos para as antas fazem parte da programação do Animazoo

30 de janeiro de 2020 15:19

Por: Mariana Campos - macampos@sorocaba.sp.gov.br

Em torno de 50 garotos e garotas estão participando gratuitamente desde terça-feira (28) do curso de férias “Animazoo Adolescente” no Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”. A programação desta sexta-feira (31), que ocorre entre 8h30 e 11h40, terá “torta na cara” e a confecção de bolos para celebrar o aniversário de um ano de uma anta que nasceu no zoo: a “Julianta”.

Realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), o curso de férias tem como tema “Não deixe as cores se apagarem: Todos juntos pela conservação” e está mostrando aos participantes qual o papel que o zoológico de Sorocaba e outros zoos desempenham em prol da conservação não apenas dos animais, mas da natureza como um todo.

O tema desta edição foi proposta pela Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (Azab). Desde 2013, a Azab escolhe um animal para ser símbolo da campanha anual. Desta vez seis animais foram escolhidos: a anta, o tamanduá, o mico-leão-dourado, o lobo-guará, o papagaio e o cavalo-marinho.

“O nosso curso está sendo uma experiência muito legal. Eles estão curtindo e aproveitando bastante, se mostrando muito interessados. Ontem eles conheceram os bastidores do zoo e fizeram as pegadas do lobo-guará em gesso. Hoje eles conheceram o nosso Museu de Zoologia, a técnica da taxidermia e também customizaram camisetas. Já amanhã tem a ‘torta na cara’ e o enriquecimento ambiental para a anta”, conta a técnica ambiental da Sema, Peônia de Brito Moraes Pereira, responsável pelo curso de férias.

A programação desta sexta-feira visa apresentar aos adolescentes a função de bem-estar animal que o zoo desempenha e sobre o enriquecimento ambiental. Nessa estratégia utilizada pela equipe técnica do parque são fornecidos instrumentos para que os animais expressem a maior quantidade de comportamentos naturais.

Para isso, os jovens vão preparar “bolos” com alimentos que fazem parte da dieta das antas para celebrar o aniversário de um ano da “Julianta”. Tudo ocorrerá em frente ao recinto da espécie. Outras atividades programadas são o “Torta na Cara” e o acompanhamento dos cuidados que a Mel, uma mandril idosa e diabética do zoo, recebe dos funcionários do parque.

Para encerrar, todos participarão no sábado do Grande Jogo, no qual serão distribuídas pistas referentes a todos os bichos da Campanha da Azab para os grupos seguirem e encontrarem o “tesouro”, seguido de um lanche coletivo. O “Quinzinho de Barros” está localizado na rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência, e funciona de terça a domingo, das 9h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3227.5454.

21 de setembro de 2020 12:02