Tradicional descida de barco no rio Sorocaba ocorrerá no dia 21 de março

11 de março de 2020 15:24

Por: Mariana Campos - macampos@sorocaba.sp.gov.br

A Prefeitura de Sorocaba realizará no dia 21 de março, a partir das 9h, a tradicional Descida de barco do Rio Sorocaba. A atividade faz parte da programação especial para comemorar o Dia do Rio Sorocaba e o Dia Mundial da Água, ambos celebrados no dia 22 de março.

Promovidas pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema) em parceria com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), as atividades têm como objetivo conscientizar a população sobre a importância da água para a vida, seu uso racional, recuperação da qualidade das águas do rio Sorocaba e a preservação dos mananciais.

De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente, embarcações, entre barcos, botes, canoas, caiaques e stand up paddle, farão a descida do rio com saída da antiga Usina Cultural até a ETE S1, localizada na região do Parque das Águas. A atividade também conta com o apoio e a participação do Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental, do Clube do Remo Itupararanga e do Valhalla Itupararanga.

Pessoas interessadas em participar da expedição com embarcação própria devem entrar em contato pelo e-mail sema@sorocaba.sp.gov.br até o dia 18 de março. Será obrigatória a utilização de colete salva-vidas.

O Dia Mundial da Água foi estabelecido pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1993, para promover a consciência em todo o mundo sobre a importância deste recurso natural para a promoção da vida saudável no planeta.

Já o Dia do Rio Sorocaba foi instituído pela lei municipal nº 5.433, de 10 de setembro de 1997, com o objetivo de ampliar o universo de conhecimento sobre a importância da recuperação do Rio Sorocaba e da preservação dos mananciais. A data também faz parte do Calendário Oficial de Datas Alusivas ao Meio Ambiente, instituído pela lei municipal nº 8.812, de 15 de julho de 2009.

Programação completa da Semana da Água

Dia 16 de março (segunda-feira)

Abertura da Semana da Água – Lançamento da sede do Observatório da Biodiversidade e do projeto Nascente Modelo de Sorocaba

Local: Parque da Biodiversidade (Avenida Itavuvu, 11.500)

Evento aberto ao público

Dia 17 de março (terça-feira)

Projeto Nascente Modelo de Sorocaba na Vila Melges

Ação lúdica e plantio de árvores no entorno de uma nascente com crianças do CEI-52.

Local: CEI-52 (Rua Francisco Loureiro, 526 – Vila Melges)

Dia 18 de março (quarta-feira)

2º Fórum Regional de Mudanças Climáticas – “Recursos Hídricos – Riscos e Vulnerabilidades na Região Metropolitana de Sorocaba”

Horário: 8h às 16h

Local: Núcleo ETC da UFSCar (Rua Maria Cinto de Biaggi, 130 – Santa Rosália – ao lado do hipermercado Extra)

Inscrição de 6 a 15 de março pelo site http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/

Vagas limitadas

Dia 19 de março (quinta-feira)

Tour das Nascentes

Alunos da E.M. “Getúlio Vargas” vão participar da visita guiada e conhecer nascentes de Sorocaba.

Dia 20 de março (sexta-feira)

Aniversário do Centro de Educação Ambiental Rio Sorocaba (CEA Rio Sorocaba)

Alunos da E.M. “Achilles de Almeida” vão participar de uma programação com oficinas de bola de semente, observação de fauna do rio, análise da água, além de uma visita guiada no CEA.

Local: CEA Rio Sorocaba (Avenida Dom Aguirre, em frente ao Poupatempo)

Dia 21 de março (sábado)

Descida de Barco do Rio Sorocaba

A expedição ocorrerá entre a rua da antiga Usina Cultural e a ETE S1, com embarcações, como barco a motor, barco a remo, canoa, stand up paddle e caiaque.

Local: Saída da rua da antiga Usina Cultural

*Interessados em participar da expedição com embarcação própria devem entrar em contato pelo e-mail sema@sorocaba.sp.gov.br. Será obrigatória a utilização de colete salva-vidas.

Vivência Toré

Conjunto de cantos e danças com índios Kariri-Xocó (Alagoas)

Local: Floresta Cultural – Parque Três Meninos

Evento aberto ao público

Dia 22 de março (domingo)

Um dia para a Mãe Terra

Vivência com cantos, danças e pintura corporal com índios Kariri-Xocó (Alagoas).

Local: Parque Natural “Chico Mendes”

21 de setembro de 2020 12:02