UBS Aparecidinha realiza ação de prevenção e combate à tuberculose

31 de janeiro de 2020 10:48

Por: Bruna Barreto (Programa de Estágio) Supervisão: Renato Monteiro

Lateral do rosto de uma representante da Secretaria de Saúde. A mulher escreve em uma prancheta em cima de uma mesa de cor verde

Com o intuito de conscientizar e alertar sobre a tuberculose, a Secretaria da Saúde (SES), por meio da Unidade Básica de Saúde (UBS) Aparecidinha, promoveu na última terça-feira (28) uma ação de vigilância em saúde no território. A atividade teve o foco principal na prevenção da doença, devido ao aumento de números de casos apresentados em um determinado local do bairro.

A ação contou com 30 pessoas e foi realizada por enfermeiros, técnicos e Agentes Comunitários de Saúde (ACSs). A enfermeira Tamara Camargo, do Programa Municipal de Controle da Tuberculose da SES, reforçou as orientações acerca da doença e falou sobre importância de identificar e realizar o exame de escarro para que, assim, mais casos sejam diagnosticados e tratados imediatamente. Além disso, o programa teve o objetivo de informar, orientar e tirar as dúvidas referentes ao tratamento, causas, sintomas e precauções.

Segundo a SES, o indivíduo que está com tosse há mais de três semanas é orientado procurar imediatamente uma UBS para que seja examinado, e realize o exame de baciloscopia, mais conhecido como exame de escarro. Após 48 horas, o paciente tem o resultado. Caso seja positivo, ele é direcionado para o tratamento que acontece na Policlínica Municipal de Especialidades “Edward Maluf”, por meio do Programa de Controle da Tuberculose.

Para consultar o horário de atendimento e endereço das UBSs, basta acessar o link: http://saude.sorocaba.sp.gov.br/destaques/unidades-basicas-de-saude/.

1 de outubro de 2020 12:11

21 de setembro de 2020 12:02