UBSs abrem neste sábado para atender mulheres

6 de março de 2020 14:13

Por: Marcelo de Almeida Júnior - marcalmeida@sorocaba.sp.gov.br

Em comemoração ao “Dia Internacional da Mulher” e com o objetivo de promover saúde e prevenir doenças das mulheres, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Paineiras, Nova Esperança, Fiori, São Guilherme e Barão, estarão abertas neste sábado (7) para atender as pacientes. Serão realizados coletas de papanicolau, testes rápidos de HIV, além de outras atividades especiais como café da manhã e sessão de beleza.

A UBS Nova Esperança ficará aberta das 8h às 17h e realizará coleta de papanicolau agendada e por livre demanda. Outra ação será a oferta de testes rápidos para identificar sífilis e HIV, além planejamento familiar para atender mulheres ou casais.

Já na UBS Paineiras, o atendimento ocorrerá das 8h às 13h com inúmeras atividades voltadas para o público feminino. Haverá recepção às mulheres com café da manhã; corte de cabelo; sobrancelha; reflexologia; auriculoterapia; coleta de papanicolau e testes rápidos.

Coleta de papanicolau e outras demandas ginecológicas como prescrição de anticoncepcional e tratamento de infecções sexualmente transmissíveis serão oferecidas na UBS Fiori das 8h às 12h. Na unidade São Guilherme, também haverá coleta de papanicolau das 8h às 12h.

Maquiagem; corte de cabelo; elaboração de currículo; pesagem do Bolsa Família; verificação da carteira de vacinação e sessão de sobrancelha, serão as atividades oferecidas pela UBS Barão das 8h às 15h.

Participação do secretário

Na manhã desta sexta-feira (6) o secretário da Saúde, Ademir Watanabe, representou a prefeita Jaqueline Coutinho na UBS Aparecidinha para homenagear as mulheres presentes. A coordenação da unidade organizou um café da manhã, entregou brindes às participantes e ofereceu uma palestra sobre violência doméstica, além de uma sessão de beleza. O evento contou também com a presença da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Jéssica Carvalho.

Segundo o secretário, todas UBSs organizaram uma programação especial para o mês da mulher. “É muito gratificante representar a prefeita e homenagear todas essas guerreiras. Aproveitamos o Dia Internacional da Mulher para intensificar ações da saúde da mulher em nossas unidades”, destacou Watanabe.

21 de setembro de 2020 12:02