Últimos dias para conferir a exposição ‘Hiléia’ na Pinacoteca Municipal

5 de fevereiro de 2020 10:51

Por: Joyce Souza da Conceição (Programa de Estágio) Supervisão: Janaína Oliveira

O público tem até o dia 9 de fevereiro para conhecer as 55 fotografias de matas e igarapés paraenses que retratam as belezas naturais amazônicas. A entrada é gratuita.

O público tem até o dia 9 de fevereiro para visitar a exposição “Hiléia” do artista Antonio Saggese, na Pinacoteca Municipal de Sorocaba. A mostra conta com 55 fotografias tiradas em viagens pelas matas e igarapés paraenses que retratam as belezas naturais amazônicas. A entrada é gratuita.

Realizada em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), a exposição foi selecionada pelo Edital de Chamada Pública para Exposições Itinerantes da ACAM Portinari, em parceria com o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

Segundo Saggese, suas obras não se encaixam nem como “fotografia de natureza” e nem nas categorias de documentação ou denúncia e são extraídas a partir de imagens fruto de duas séries de trabalho do próprio artista: “Hiléia” e “Yg”.

Na tentativa de capturar os momentos mais significativos da vida amazônica, o artista colocou-se em meio à mata para construir uma justaposição de elementos heterogêneos que representassem o local, utilizando-se de sombras e contrastes para dar um toque especial às suas obras. Como resultado de seu trabalho, a mostra foi vencedora do Prêmio Brasil de Fotografia na categoria Ensaio Impresso de 2017.

Antonio Saggese é graduado em Arquitetura e Mestre e Doutor em Filosofia (Estética). Dedica-se a fotografia desde 1969 e em 1983/84, foi para Milão para fazer estágio em estúdios de fotografia de móveis e design, além de programas de aperfeiçoamento. Atualmente, trabalha como docente e realiza trabalhos em fotografia nas áreas de arquitetura, design e documentação de obras de arte.

A mostra pode ser conferida de terça a sexta-feira, das 9h às 16h, e aos sábados, domingos e feriados, das 12h às 16h. A Pinacoteca Municipal está localizada na Rua Afonso Vergueiro, 280, no Centro. Mais informações pelo telefone (15) 3231-1026.