Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Unidades de saúde testam Covid-19 em pessoas no 8º dia de sintomas gripais

4 de junho de 2020 17:53

Por: Marcelo de Almeida Júnior - marcalmeida@sorocaba.sp.gov.br


Com o objetivo de obter dados que possam auxiliar na tomada de decisão sobre as estratégias para o enfrentamento da pandemia, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), está fazendo a testagem rápida para Covid-19 em pessoas com sintomas gripais a partir do oitavo dia. Os testes podem sem realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Urgência e Emergência (UPHs, UPA, Pas). A Vigilância Epidemiológica Municipal será o setor responsável em receber as amostras de sangue das unidades de saúde.

De acordo com a SES, mais de 20 mil testes rápidos foram adquiridos para utilização estratégica. Com esse novo recurso na cidade, todas as pessoas a partir do oitavo dia de sintomas gripais poderão se testar. Antes desse prazo os testes rápidos tendem a apresentar falsos resultados. Por isso, a importância em obedecer a esse critério para a testagem. Os pacientes nessas condições deverão procurar uma das unidades de saúde da rede municipal, seja Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Unidade de Urgência e Emergência.

O objetivo dos testes rápidos é mensurar o número de indivíduos com Síndrome Gripal infectados pelo novo coronavírus e saber como se comporta a doença na cidade. O teste rápido é um modelo de triagem, não um teste confirmatório. Ele pode indicar se a pessoa está infectada, ou recuperada da infecção.

Além disso, Sorocaba continuará seguindo a orientação do Estado em testar pacientes suspeitos internados graves, ou críticos, e profissionais da área de saúde assintomáticos e sintomáticos. Nesses casos, os testes são feitos por meio da coleta de swab (cotonete estéril que serve para coleta de exames microbiológicos com a finalidade de estudos clínicos ou pesquisa) ou pela coleta de sangue (sorologia).


Saiba mais

Fotos

22 de setembro de 2020 17:22

21 de setembro de 2020 12:02