Vida dos insetos é tema da nova atividade do projeto “Sema vai à sua Casa”

27 de abril de 2020 9:40

Por: Mariana Campos - macampos@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Fábio Alonso de Oliveira/Sema

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), disponibilizou nesta segunda-feira (27) a sexta atividade do projeto “Sema vai à sua Casa”. O tema é “A Vida dos Insetos”, na qual pais e filhos terão a oportunidade de saber mais sobre as características e a importância desses animais para o equilíbrio ecológico do planeta. Um dos insetos abordados é o Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como a dengue, a febre amarela, a zika e a chikungunya. O conteúdo já pode ser acessado gratuitamente no site: http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/sema-vai-a-sua-casa/.

A iniciativa visa levar temas de Educação Ambiental que normalmente são oferecidos em atividades nos parques ecológicos (que estão fechados temporariamente), de uma forma on-line, para que os pais e filhos que estão em casa neste momento de isolamento social em razão da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) possam, de uma forma divertida e lúdica, aprender mais sobre meio ambiente, além de fortalecer os vínculos familiares.

O material retrata aspectos dos insetos de maneira a sensibilizar as crianças da sua importância. A atividade ainda traz uma oficina para que a garotada faça uma abelha utilizando rolinho de papel higiênico. Para finalizar, como desafio, a equipe de Educação Ambiental propõe que as crianças façam uma vistoria em casa ou no apartamento para eliminar os possíveis criadouros do Aedes aegypti e ajudem a cidade no combate à dengue.

A população pode encontrar todas as atividades do projeto “Sema vai à sua Casa” no site da Sema (http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/sema-vai-a-sua-casa/). Além de “A Vida dos Insetos”, os temas já disponibilizados são: “Alimentando-se como os animais do zoo de Sorocaba”, “As aves de Sorocaba”, “Os peixes de Sorocaba”, “Exercitando-se como os animais do zoo” e “A água e os animais do zoo (Especial Ciclo Siete – Dia do Planeta Terra”.