Zoo de Sorocaba teve capacitação interna de contenção de serpentes e lagartos

13 de agosto de 2020 15:31

Por: Mariana Campos - macampos@sorocaba.sp.gov.br

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), realizou nesta semana, na terça e nesta quinta-feira (11 e 13), um curso de contenção de répteis, mais especificamente de serpentes e lagartos, para tratadores e estagiários do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”.

Inaugurado em 1968, o “Quinzinho de Barros” é administrado pela Sema e é considerado um dos mais completos da América Latina e classificado no Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) na categoria A, que é a mais elevada. Ao longo dos anos vem desempenhando um importante trabalho de lazer, conservação, pesquisa, bem-estar animal e educação ambiental, que são as cinco funções de um zoológico moderno.

A capacitação interna foi realizada pelo biólogo Marcos Tokuda. “Foi uma atualização para quem já tinha alguma experiência na contenção desses animais e uma oportunidade de uma primeira prática para quem nunca tinha feito a contenção”, explicou a chefe de Seção de Biologia e Veterinária da Sema, Luana Longon.

Marcos Tokuda fez aula teórica e, num segundo momento, ocorreu a aula prática de contenção física de serpentes de pequeno e grande porte, além de espécie peçonhenta, no gramado atrás do Setor de Veterinária do zoo. “Com cobras peçonhentas é feita uma outra técnica para contenção, com a utilização de um tubo acrílico, para que não haja contato inseguro com o animal”, conta Luana. Os tratadores e estagiários também fizeram a contenção de uma iguana.

O Parque Zoológico Municipal está localizado na rua Teodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência, e está fechado para visitação do público desde o dia 17 de março deste ano por conta de ações de combate ao novo coronavírus (Covid-19) na cidade. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3227.5454.