Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Desde maio, programa “HumanizAção Inverno” já atendeu 961 pessoas em situação de rua além de pets

15 de junho de 2022 16:03

Por: Luís Gustavo Adabro


A edição de inverno do programa “Humanização”, que teve início no dia 18 de maio e atua 24 horas por dia, em diferentes pontos da cidade, já realizou 961 abordagens sociais especializadas a pessoas em situação de rua, sendo que esses atendimentos geraram 453 oportunidades de acolhimento no Serviço de Obras Sociais (SOS).

Desse total, oito foram encaminhadas para comunidades terapêuticas, após aceitaram tratamento da dependência química. Além disso, 92 pessoas conseguiram retornar para os seus lares de origem, seja em Sorocaba ou em outras cidades de procedência. O retorno ao lar é providenciado pela Prefeitura de Sorocaba, sempre nas situações em que há o desejo da pessoa e a viabilidade para que isso aconteça.

Animais de estimação que estavam na companhia das pessoas acolhidas ou abandonados nas ruas também receberam abrigo, por meio de ações por parte da Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema). Foram acolhidos três animais de estimação, além da doação de mais de 25 casinhas, até o momento.

Após aceitar atendimento no SOS, as pessoas têm à disposição no local, diariamente, alimentação saudável, banho quente, roupas limpas e lugar para o pernoite, além da atenção cuidadosa e humanizada que caracteriza esse serviço. Ainda, sempre que necessário, também é feito o encaminhamento dos que precisam para serviços de saúde. O objetivo principal desse trabalho é propiciar chances reais para uma verdadeira mudança de vida, contribuindo para a reinserção dessas pessoas no convívio em comunidade.

“Nosso trabalho nessas ações conta com a atuação multidisciplinar de profissionais de diferentes pastas da Prefeitura. É um trabalho diário e conjunto que, pelo seu êxito, vem se tornando conhecido e até procurado espontaneamente, em muitos casos, por pessoas em situação de rua. Por isso, a maioria já aceita os serviços oferecidos pelo programa ‘HumanizAção’ e busca uma mudança real de situação de vida”, afirma o secretário da Cidadania (Secid), Clayton Lustosa.

O “HumanizAção” é realizado desde o início de 2021, atuando de forma integrada por equipes da Secretaria do Gabinete Central (SGC), Secretaria da Cidadania (Secid), contando ainda com sua Coordenadoria de Álcool e Outras Drogas, e Secretaria da Saúde (SES), além do apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), que integra a Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e Urbes – Trânsito e Transportes.

Ações diárias

Ao longo desta terça-feira (14), as equipes do programa “HumanizAção Inverno” realizaram 68 abordagens sociais especializadas, em 19 pontos da cidade, sendo que 28 pessoas em situação de rua aceitaram acolhimento no SOS. Também foi doado um total de 12 cobertores para aqueles que, infelizmente, não aceitaram os cuidados da entidade.

As equipes percorreram os seguintes locais: Praça Cel. Fernando Prestes, Rodoviária, Avenida Antônio Carlos Comitre, Avenida General Carneiro, Avenida Dr. Américo Figueiredo, Rua Márcio dos Santos Flores, Avenida Ipanema, Rua Maria Aparecida Pereira Rossi, Rua Aristides Silva Lobo, Rua João José Duarte, Rua Tenente Giovaldo Gonçalves, Avenida Cel. Nogueira Padilha, Rua Cesário Mota, Rua Chile, Rua Prof. Toledo, Rua Antonio Aidar, Rua São Bento, Rua Saldanha da Gama e Rua Marília.

A população pode sempre colaborar com a ação, informando os locais da cidade onde haja pessoas em situação de rua necessitando de cuidados e acolhimento, assim como doando roupas, cobertores e alimentos. O contato pode ser feito pelo WhatsApp (15) 99666-2636 (24h por dia) ou pelos telefones: (15) 3229-0777, do SOS; (15) 3212-6900, da Secretaria da Cidadania (Secid) e 153, da Guarda Civil Municipal (GCM).

Além disso, outra forma de colaborar ainda é doando rações, roupinhas e até casinhas para pets, que vão ajudar a abrigar e aquecer os animaizinhos acolhidos. As doações podem ser entregues, das 8h às 17h, na Unidade de Proteção e Bem-Estar Animal, da Sema, que fica  localizada na Rua Rosa Maria de Oliveira, 345, ao lado do Instituto Humberto de Campos, no Jardim Zulmira.


Saiba mais