Escolas Municipais de Sorocaba participam do Prêmio MPT na Escola 2022 – “A Escola no Combate ao Trabalho Infantil”

9 de maio de 2022 15:59

Por: Michelle Alves


A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), participa do Prêmio MPT na Escola 2022 – “A Escola no Combate ao Trabalho Infantil”, organizado pelo Ministério Público do Trabalho de Brasília (DF), envolvendo alunos do 4º ao 7º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino.

As inscrições para a Etapa Estadual/Regional vão até o dia 1 de agosto. Antes disso, nesta primeira fase, a Sedu é responsável pela seleção e inscrição dos trabalhos realizados pelos estudantes, como parte da Etapa Local, da qual oito escolas estão participando.

São dois grupos: um, reunindo alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, que abordarão o tema “Trabalho Infantil”, e o outro, com alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental, discutindo “Profissionalização do(a) adolescente/aprendizagem profissional”.

Cada unidade escolar poderá inscrever quatro trabalhos, por grupo, dentro das categorias do prêmio: Conto, Poesia, Música e Desenho. A produção e a apresentação devem ser inéditas, originais e de autoria exclusiva dos alunos.

Os trabalhos que conquistarem o 1º lugar, na Etapa Estadual/Regional, organizada pela Procuradoria do Trabalho, serão inscritos na Etapa Nacional do “MPT na Escola 2022”.

Uma Comissão Julgadora Nacional avaliará os trabalhos inscritos na Etapa Regional e os resultados serão divulgados pelo Portal do MPT até o dia 12 de outubro. A premiação do MPT na Escola – Etapa Nacional será realizada em Sessão Solene, promovida pelo MPT, em Brasília.

O Prêmio MPT na Escola busca levar a temática do trabalho infantil para a sociedade e promover o combate a esta prática, por intermédio da comunidade escolar, transformando os profissionais da educação em multiplicadores do conhecimento sobre o tema. O prêmio também busca fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização e prevenção ao trabalho infantil e de proteção do adolescente trabalhador, além de reconhecer e divulgar os melhores trabalhos literários e artísticos produzidos pelos alunos a partir dessa temática. Ao premiar os trabalhos selecionados, o projeto ainda coloca em evidência a dedicação dos educadores envolvidos nessas ações.


Saiba mais