Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Exposição “Nagô em Papelão” pode ser conferida no Pátio Cianê Shopping a partir de 3 de novembro

26 de outubro de 2021 10:59

Por: Mariana Campos


A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), realizará, a partir do dia 3 de novembro, a exposição “Nagô em Papelão”, do artista plástico Jefferson Trocato, no Pátio Cianê Shopping, localizado na Avenida Afonso Vergueiro, 823, no Centro, ao lado do Terminal Santo Antônio.


Realizada com apoio do Pátio Cianê Shopping, a mostra gratuita tem como objetivo levar a arte para cada vez mais perto dos sorocabanos. No local, o público poderá conferir, pelo menos, cinco obras do artista plástico, entre elas, a escultura “Favela Mãe”.


As obras de Jefferson Trocato representam momentos da história, da religião e da cultura africana, todas produzidas em papelão, promovendo a reflexão do público também a respeito da sustentabilidade. Para isso, o artista coleta o papelão em supermercados e, às vezes, também em outros espaços. “O foco sustentável não tem a ver somente com a preocupação ambiental. Temos que pensar também nas questões sociais e econômicas”, destaca o artista.

Paulistano, Jefferson Trocato é formado em Design de Móveis pelo Centro Paula Souza. Seus projetos têm como base a sustentabilidade. Mudou-se para Sorocaba em 2017, quando conheceu algumas companhias de teatro e começou a fazer cenografia sustentável. Ele também já atuou como arte-educador na Associação Criança Feliz, ministrando oficinas de arte sustentável com papelão.


A exposição “Nagô em Papelão” será atração no andar superior do Pátio Cianê Shopping, próximo à escada rolante que dá acesso ao segundo pavilhão, de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 12h às 21h, até o dia 30 de novembro.


Saiba mais