Procon Sorocaba realiza supermutirão “Renegocia!” para orientar consumidor sobre renegociação de dívidas

 

Por: Eduardo Santinon

 

O Procon de Sorocaba, órgão vinculado à Secretaria de Governo (Segov), leva sua unidade móvel à Praça Coronel Fernando Prestes, na região central da cidade, para prestar atendimento e orientações aos consumidores sobre como renegociar dívidas. O objetivo, sobretudo, é a prevenção ao chamado “superendividamento”. O atendimento será nos dias 27 e 28 de julho, das 9h às 13h.

A ação faz parte do supermutirão “Renegocia!”, realizado em todo o País, de 24 de julho a 11 de agosto, pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), vinculada ao Ministério da Justiça, em parceria com as Prefeituras, Procons regionais e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

“Na ocasião, o Procon de Sorocaba prestará o  serviço de auxílio à população endividada em geral, mas o foco principal será a prevenção ao superendividamento, ou seja, evitar que os consumidores entrem em um nível de endividamento que ultrapasse a sua capacidade de pagamento”, explica a superintendente do órgão de proteção ao consumidor de Sorocaba, Cristiane Bonito Rodrigues.

O mutirão é adequado para as seguintes dívidas: as que estão em nome de uma pessoa física; as que foram contratadas com bancos ou financeiras; e as que não possuem bens em garantia, ou seja, diferentes de financiamentos de veículos e imóveis, por exemplo. O consumidor poderá negociar dívidas no cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e demais modalidades de crédito.

As dívidas serão negociadas diretamente pelo Procon com os bancos e financeiras. Outra opção é o consumidor solicitar o procedimento via portal: www.consumidor.gov.br, que se trata de um serviço público e gratuito, que conecta consumidores e empresas para a resolução de conflitos. “O site é mais uma alternativa para ampliar o atendimento à população, não substituindo o serviço prestado pelo Procon, que continua atendendo por meio de  todos os seus canais”, complementa a superintendente.

Antes, porém, na segunda-feira (24) o Procon Móvel estará na Casa do Cidadão Itavuvu, na Zona norte, também das 9h às 13h. O consumidor que tiver dúvidas, identificar ou suspeitar de irregularidades ainda pode acionar o Procon Sorocaba, por meio do WhatsApp: (15) 99198-2958 e do site: www.procon.sorocaba.sp.gov.br .

O atendimento presencial também está disponível na sede do Procon Municipal, que fica na Avenida Antônio Carlos Comitre, altura do nº 331, das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira, assim como na Casa do Cidadão da Av. Ipanema (das 8h às 15h, de segunda a sexta-feira), na Casa do Cidadão da Av. Nogueira Padilha (das 8h às 15h, às terças e quintas-feiras) e na Casa do Cidadão do Shopping Pátio Cianê (Piso 3, Bloco B, das 10h às 18h, de segunda a sexta-feira).

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