“Quarta com o Prefeito” realiza mais de 700 atendimentos à população em sua 22ª edição

Fotos: Marcel Herrera e Renata Giron/Secom

Por: Rose Campos e Luís Gustavo Adabro

O programa “Quarta com o Prefeito” chegou à sua 22ª edição, nesta quarta-feira (6), no Teatro Municipal “Teotônio Vilela” (TMTV), com a realização de mais de 700 atendimentos a munícipes, no período das 9h às 16h.

O público foi atendido por todo o secretariado, com o apoio das equipes de todas as pastas e autarquias municipais, além da presença da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Sirlange Frate Maganhato, dos vereadores Cristiano Passos, Caio Oliveira, Salatiel Hergesel e Fausto Peres e, ainda, dos vereadores de Votorantim Gaguinho e Pastor Lilo.

A ação é realizada mensalmente pela Secretaria de Governo (Segov), com o apoio da Ouvidoria Geral do Município, e tem o objetivo de auxiliar os moradores, mediante agendamento prévio, para que possam conversar diretamente com os agentes públicos municipais, levando suas demandas e sugestões à Administração de Sorocaba. O encontro busca aproximar o cidadão da gestão municipal, garantindo o acesso aos serviços públicos e providenciando soluções para as necessidades da população e de suas comunidades.

Um dos momentos emocionantes, entre os muitos atendimentos realizados aos munícipes, aconteceu quando Anderson, um jovem que se encontra em situação de rua, foi recebido pelo secretário de Governo, João Alberto Corrêa Maia, com o pedido de encaminhamento para uma clínica de recuperação para dependentes químicos. Encontrado pela equipe do programa “HumanizAção”, ele mesmo fez a solicitação de ir ao “Quarta com o Prefeito”, revelando o propósito de deixar as condições atuais de vida. “Eu estava pensando como Deus poderia me ajudar a sair das ruas, a ter uma ajuda para deixar as drogas. Foi quando esse moço, da assistência social do programa “HumanizAção”, apareceu na minha frente”, conta o rapaz, de 27 anos. A pessoa a quem ele se refere é o diretor de área da Secid, Rafael Militão, que integra as equipes desse programa municipal de abordagem social especializada e acolhimento a pessoas em situação de rua.

Ao ser atendido, Anderson também falou de sua preocupação em conseguir se recuperar enquanto ele ainda considera possível, uma vez que, nesses cinco meses que está vagando pelas ruas, passou a consumir drogas mais pesadas, como o crack. Outro cuidado que teve foi o de pedir ao secretário de Governo para tentar o contato com seus familiares.

Várias outras demandas também foram apresentadas pelos munícipes. Hudson Fernandes, de 52 anos, por exemplo, veio em busca de uma recolocação no mercado de trabalho, sendo que foi orientado pela equipe do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), da Secretaria do Trabalho e Qualificação Profissional (Sert). “Estou muito feliz em conseguir um encaminhamento para uma vaga no mercado de trabalho, como auxiliar de limpeza. Estou muito confiante que vai dar certo e, com isso, irei conseguir completar a renda familiar”, afirma o munícipe.

Já, o professor de música Maurício Gomes, que atualmente dirige a fanfarra em uma escola particular, buscou contato com a secretária do Gabinete Central (SGC), Samyra Toledo, para apresentar suas ideias acerca dessa formação para as crianças e jovens nas escolas, dispondo-se, também, a compartilhar seu conhecimento com os profissionais da rede municipal de ensino. “Tenho muita experiência nessa área. Já atuei na rede pública e espero contribuir de alguma forma com esse projeto”, fala.

Também chamou a atenção um grupo de estudantes que compareceu em peso no Teatro Municipal “Teotônio Vilela”, acompanhados por uma equipe de educadores. Eles vieram conferir de perto como funciona o Executivo sorocabano. “Passeios culturais e educativos, como esse, são excelentes para os alunos, principalmente os do 5º ao 9º ano, para aprenderem um pouco mais sobre os Poderes Executivo e Legislativo. Por isso, decidimos fazer uma aula externa durante o evento ‘Quarta com o Prefeito ‘, para eles conhecerem como funciona todo esse trabalho”, ressalta a coordenadora pedagógica do Colégio Akalanto, Marislany Dias da Silva.

“Buscamos oferecer uma atividade diferente, saindo da sala de aula e vendo, na prática, como se dá a atuação do Poder Público. Hoje, os alunos puderam ver com os próprios olhos um pouco da história da nossa cidade, uma experiência única que se soma ao conteúdo que estamos abordando em classe. Pretendemos visitar outros pontos históricos e dar continuidade ao conteúdo sobre nossa cidade”, acrescenta o professor de História do colégio, Igor Fogaça.

O público que compareceu ao evento também teve à disposição os atendimentos da unidade móvel do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT Móvel) de Sorocaba. A próxima edição do “Quarta com o Prefeito” ocorrerá na primeira quarta-feira de outubro, no dia 4/10, com divulgação prévia no site da Prefeitura de Sorocaba (https://www.sorocaba.sp.gov.br/) e nos demais canais oficias de Comunicação.

ACESSO À INFORMAÇÃO