TI da Prefeitura de Sorocaba conquista uma das maiores notas do Estado de São Paulo no Índice de Efetividade de Gestão Municipal do Tribunal de Contas

Por: Évelyn Azevedo

O Departamento de Gestão de Tecnologia da Informação e Infraestrutura (TI), ligado à Secretaria de Administração (Sead) da Prefeitura de Sorocaba, conquistou nota B+, uma das mais elevadas do Estado de São Paulo no Índice de Efetividade de Gestão Municipal (IEG-M) do Tribunal de Contas (TCE-SP). Em razão do feito, a equipe foi homenageada, nesta quinta-feira (17), com votos de congratulações de autoria do vereador Vinícius Aith, que recebeu os profissionais na Câmara Municipal.

Sorocaba é um dos 38 municípios paulistas que alcançaram o desempenho classificado como muito efetivo. Os serviços realizados pela equipe da Prefeitura proporcionaram economia de R$ 6,2 milhões, por ano, aos cofres públicos, como resultado da implementação de quatro dos 58 sistemas desenvolvidos pelos servidores.

“A conquista de mais esse índice positivo, que demonstra eficiência e transparência do Poder Público, é sinal do trabalho incansável realizado por todos desta Administração, servidores, gestores e secretários, em prol da cidade e do povo sorocabano, destacando Sorocaba, a cada dia, na região toda, no estado e também no País”, declarou o prefeito Rodrigo Manga.

Os profissionais da área realizam, constantemente, iniciativas que buscam promover agilidade e excelência aos serviços municipais, desde a aquisição de novos equipamentos de ponta, até o desenvolvimento de infraestrutura tecnológica. No último ano, por exemplo, um dos grandes feitos foi a expansão da Infovia, a rede de fibra ótica própria da Prefeitura de Sorocaba, em mais 50 quilômetros e que, atualmente, conta com 450 km por toda a cidade. Além disso, o atendimento ao munícipe, via telefone 156, foi otimizado, a partir da instalação da Unidade de Resposta Audível (URA) no Paço Municipal.

“O resultado desse índice reflete o grande esforço conjunto das equipes da Coordenadoria de Tecnologia da Informação. O trabalho, integrado entre as equipes de Redes, Suporte, Telefonia e Sistemas, tem produzido avanço crescente na digitalização dos serviços do Município, com destaque à expansão da rede de fibra ótica, implantação da Tecnologia VOiP com atendimento automatizado da Central 156, a aquisição de 1.380 novos e modernos computadores, além do desenvolvimento de novos sistemas e aplicativos”, disse o coordenador geral de TI da Prefeitura, Abel Santos Júnior.

O IEG-M, criado em 2015, é uma importante ferramenta inovadora, utilizada com o objetivo de mensurar a eficácia das políticas públicas municipais. Essa avaliação ocorre por meio de questionários disponibilizados pelo sistema do TCE-SP, que abordam sete áreas temáticas: Educação, Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal, Meio Ambiente, Proteção dos Cidadãos (Defesa Civil) e Governança em Tecnologia da Informação.

“Temos que inovar, sempre. A atenção da equipe para as necessidades do Município permite mais agilidade na implantação de novas soluções e, consequentemente, essas atividades se convertem em melhorias na prestação dos serviços diretamente à população. A conquista dos profissionais dessa área demonstra o quanto nossa Gestão está empenhada em ofertar o melhor serviço em prol dos sorocabanos”, ressaltou a secretária da Sead, Luciana Mendes.

ACESSO À INFORMAÇÃO