Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Prefeitura de Sorocaba intensifica trabalhos para remoção das plantas aquáticas do Parque das Águas

11 de outubro de 2021 16:00

Por: Secom


A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), em parceria com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), intensificou, desde sexta-feira (8), os trabalhos para a remoção das plantas aquáticas no lago do Parque das Águas, no Jardim Abaeté.

“A Sema está coordenando esta ação e, desde a manhã de sexta, contamos com a parceria das equipes do Saae. Os trabalhos continuarão regularmente, enquanto for necessário, até que toda a vegetação seja removida. A nossa previsão é que todo o serviço seja finalizado em 15 dias”, afirma o secretário da Sema, Antonio Prieto.

O serviço está sendo executado com o auxílio de uma escavadeira hidráulica adaptada do Saae/Sorocaba, com uma estrutura gradeada em metal na pá, para remover as plantas aquáticas com mais agilidade. Além disso, em
paralelo, uma equipe embarcada, equipada com cordas, faz o arrasto da vegetação para um ponto ao alcance da retroescavadeira.

Esse foi o mesmo sistema adotado com sucesso pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto para realizar a limpeza na bacia de contenção do Abaeté, no início do ano, quando também ocorreu essa mesma proliferação das plantas aquáticas.

Toda a vegetação removida do lago será, da mesma forma, devidamente descartada no Aterro de Inertes.

A Sema deu início a esse trabalho no lago do Parque das Águas no dia 29 de setembro, com a implantação de barreiras de contenção montadas com bambu preso a uma corda junto à superfície, para evitar que a vegetação se espalhasse ainda mais pelo lago, em decorrência do vento e da movimentação da água. Essa proliferação ocorre devido à reduzida ocorrência de chuvas, no período de estiagem, e à concentração de matéria orgânica na água.

 


Saiba mais