Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Prefeitura realiza 231 testes rápidos de Covid-19 e quase 250 testes de ISTs na Feira da Barganha neste domingo (10)

10 de outubro de 2021 14:14

Por: Secom


A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), realizou, neste domingo (10), ação de testagem rápida para identificar Covid-19, HIV e Sífilis, na Feira da Barganha, que fica localizada na Alameda do Horto, no bairro Caguaçu.

Os testes foram disponibilizados gratuitamente para a população, durante o período das 8h às 12h, em dois postos de testagem, um dentro da feira e outro externo.

O prefeito Rodrigo Manga também compareceu ao local para conferir o andamento da ação. “É muito importante oferecer essa testagem para a população. Ao mesmo tempo em que proporciona um resultado rápido para os munícipes, a Saúde consegue ter um panorama melhor sobre a situação da pandemia”, afirmou o prefeito.

Para o teste rápido de Covid-19, foi utilizado o teste de “Antígeno”, feito a partir da coleta de Swab (cotonete estéril, que serve para retirar amostras de Swab da nasofaringe) e os resultados foram obtidos em cerca de 15 minutos. Foram realizados 231 testes e houve cinco resultados positivos. Já, para a detecção de HIV e sífilis foi coletado sangue da ponta do dedo, com resultados obtidos após 15 a 20 minutos. Foram efetuados 123 testes de HIV, sendo um positivo, e 123 testes de sífilis, com quatro positivos. Todos os positivados foram devidamente encaminhados para tratamento e acompanhamento.

Dentro da Feira da Barganha, durante a ação de testagem, as pessoas ainda puderam ver uma exposição da Divisão de Zoonoses, da SES, sobre prevenção à dengue, com informações sobre o combate ao mosquito transmissor da doença.

“Vimos que, com a melhora no quadro da Covid e diminuição dos casos e internações, muitas pessoas estão se descuidando. Por isso, é importante a testagem e estamos tornando isto ainda mais acessível para a população. Temos feito os testes todos os domingos, cada vez em um local diferente”, disse o secretário da Saúde, Dr. Vinicius Rodrigues.

Ele esteve no bairro para acompanhar a testagem, ao lado do prefeito Rodrigo Manga. Além dele, também estiveram no local o secretário de Relações Institucionais e Metropolitanas (Serim), Luiz Henrique Galvão, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur), Robson Coivo, o ouvidor-geral do município, Evandro Bueno, e o vereador Fausto Peres.

O prefeito Rodrigo Manga também aproveitou a ocasião para falar com vários comerciantes da Feira da Barganha e com ambulantes que trabalham no lado externo, para ouvir suas principais demandas e sempre buscar soluções. Algumas delas já estão sendo encaminhadas, conforme ele informou: “Em breve, iremos asfaltar essa rua que fica em frente à Feira da Barganha e que tem sido usada para o comércio. E vamos providenciar, também, um banheiro contêiner, para dar mais conforto aos comerciantes e à população”, adiantou o prefeito.

Fotos: Thiago Delmonde – Secom

 


Saiba mais