PTS trata a internacionalização de empresas com órgão de Hong Kong

4 de fevereiro de 2020 16:25

Por: Marcelo Macaus - PTS


Logo da empresa HKTDC (Hong Kong Trade Development Council)

O presidente do PTS (Parque Tecnológico de Sorocaba), Roberto Freitas, se reuniu com representantes do Conselho de Desenvolvimento Comercial de Hong Kong para dar sequência ao projeto que prevê a internacionalização de empresas. Na ocasião, ele conheceu o plano de trabalho do órgão, já que pretende potencializar o desenvolvimento dos empreendedores da Região Metropolitana de Sorocaba.

O encontro foi realizado, recentemente, em São Paulo, Capital, e Roberto Freitas voltou à cidade bastante entusiasmado com a possibilidade de oferecer missão internacional a Hong Kong. “A internacionalização de empresas, sejam daquelas que estão instaladas no Parque Tecnológico ou não, é uma das nossas metas de trabalho para este ano”, afirma.

O Conselho de Desenvolvimento Comercial de Hong Kong, conhecido pela sigla HKTDC (Hong Kong Trade Development Council), em inglês, é representado no Brasil, há mais de 20 anos, por Marina Barros. É ela quem ajuda os empresários brasileiros a explorarem as oportunidades que o mercado asiático tem a oferecer.

Estabelecido em 1966, o órgão possui 50 escritórios espalhados pelo mundo, sendo 13 deles no continente chinês e tem como propósito promover Hong Kong como o ponto de encontro de negócios, oferecendo diversos serviços para conectar empresas.

Além disso, auxilia àqueles que têm interesse em exportar para o mercado asiático, dando a oportunidade de expor produtos e serviços nas feiras e eventos que promove. “As empresas brasileiras que participam desses eventos recebem incentivos como passagens aéreas, estadias em hotéis e outros benefícios que viabilizam a viagem”, acrescenta o presidente do PTS.

Ainda conforme Roberto Freitas, Hong Kong possui atrativos interessantes para expositores internacionais. Por isso, o HKTDC organiza mais de 40 feiras de negócios por ano de diversos segmentos, como iluminação, eletrônicos, alimentos, joias, entre outros.

O presidente do PTS ressalta que Hong Kong é um dos mais importantes centros financeiros do mundo. Com privilegiada posição e forte economia, baseada no livre comércio e na baixa carga tributária, atrai empreendedores de todos os países em busca de oportunidades na Ásia. Isso faz de sua moeda, o dólar de Hong Kong, a oitava mais negociada no mundo. “Para nós, brasileiros, não é exigido o visto de entrada no país”, complementa.

O Projeto

O Parque Tecnológico de Sorocaba começou a focar no projeto de internacionalização de empresas no fim de 2019 quando trouxe o cônsul-honorário do Brasil em Orlando, Estados Unidos, Dr. Joel Stewart, para ministrar a palestra “Internacionalização de Empresas nos EUA: Oportunidades e Procedimentos”.

Neste ano, Roberto Freitas já se reuniu com representantes do IBREI (Instituto Brasileiro de Desenvolvimento de Relações Empresariais Internacionais) e da CDLE USA-Brasil – organização formada por lojistas e empreendedores brasileiros com atuação nos Estados Unidos. “Ainda neste semestre, um dos nossos compromissos é organizar missão internacional para conhecer o Vale do Silício, local que abriga empresas como Apple, Facebook e Google”, finaliza.


Saiba mais