Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Parque das Águas está ganhando mural de grafite com temática ambiental

11 de agosto de 2020 20:05

Por: Mariana Campos - macampos@sorocaba.sp.gov.br


O Parque das Águas, no Jardim Abaeté, um dos espaços públicos mais utilizados pela população, está ganhando um mural de grafite com a temática ambiental. O objetivo é presentear a cidade com arte de rua em razão dos 366 anos de fundação de Sorocaba, celebrado no dia 15 de agosto. Os responsáveis pela intervenção são os artistas visuais Will Ferreira e Michel Japs, que deram início ao trabalho nesta terça-feira (11). O espaço escolhido para ganhar o colorido dos artistas é a parede externa do banheiro público do parque.


Idealizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), a ação tem como tema “A Sorocaba que queremos – Nossos parques, rios, fauna, flora e nossa gente”. “Queremos presentear a cidade e a população com essa obra, além de valorizar a arte do grafite. O intuito principal dessa intervenção é inspirar as pessoas para refletirem sobre a cidade que queremos ter daqui para a frente, enfatizando a importância dos cuidados com a nossa cidade e a preservação do meio ambiente”, explica o secretário do Meio Ambiente, Maurício Tavares da Mota. O trabalho está sendo realizado durante todo o dia e a previsão é que o mural seja finalizado até quinta-feira (13).


Com 27 metros quadrados, a obra foi intitulada “Fruto da Mata”. “A ideia deste trabalho é representar a necessidade do ser humano se conectar com a natureza. A personagem principal é uma mulher grávida, que vai gerar um fruto: o ‘fruto da mata’”,adianta Will Ferreira. A obra conterá diversos elementos simbólicos, incluindo da fauna, que vão representar o Cerrado e a Mata Atlântica, biomas dos quais Sorocaba faz parte.


Will Ferreira e Michel Japs trabalham juntos há alguns anos no Fite Art. O trabalho dos artistas possui características originais e podem ser conferidos em diversos espaços da cidade, como na Praça da Biodiversidade, a fachada de um prédio localizado numa travessa da rua Hermelino Matarazzo, na avenida Barão de Tatuí, próximo à avenida Moreira César, entre outros. Para realizar essa ação, a Sema abriu edital de chamamento para pessoas físicas e jurídicas custearem a obra. Estão arcando com os custos a empresa Faz Verde e a Matieli Éden Casa e Construção.


Saiba mais